PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

2,5 mil doses de Fomepizol, antídoto contra metanol, chegam ao Brasil

Siga no

Ministério da Saúde adquiriu medicamento por meio de farmacêutica japonesa (Reprodução/Freepik)

Compartilhar matéria

O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (9/10), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a primeira remessa de Fomepizol, antídoto usado no tratamento de pessoas intoxicadas por metanol. O carregamento traz 2,5 mil unidades do medicamento, importado em caráter emergencial após o aumento dos casos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

Segundo a pasta, 1,5 mil unidades já começam a ser distribuídas hoje, com prioridade para São Paulo, que concentra a maioria das ocorrências no país. Outros estados também serão contemplados nesta primeira etapa de distribuição. São eles: Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Goiás, Acre, Paraíba e Rondônia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O envio será ampliado a partir desta sexta-feira (10/10), alcançando todo o território nacional, inclusive estados que ainda não notificaram casos de intoxicação. Além da distribuição inicial, o ministério informou que manterá mil unidades em estoque estratégico, para reforço imediato em situações emergenciais.

As quantidades destinadas a cada estado foram definidas a partir de dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando em conta a população de cada região. Segundo o Ministério, os estados poderão solicitar novos repasses, de acordo com a demanda e o surgimento de novos registros.

Detalhes

De uso estritamente hospitalar, o fármaco foi importado dos Estados Unidos por meio de uma farmacêutica japonesa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a compra ocorre em caráter excepcional. A autorização foi concebida com base na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 203/2017, que estabelece os critérios para obtenção de produtos sujeitos à vigilância sanitária que não possuem registro no Brasil.

Balanço

O número de pessoas intoxicadas por metanol no País subiu para 24, segundo novo balanço apresentado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (8/10). Os casos foram confirmados em três estados: São Paulo (20 casos), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).

Outras 235 ocorrências estão em investigação, a maioria concentrada em São Paulo, com 181 registros. Em seguida aparecem Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Analfabetismo no Brasil cai para 4,9% e quebra barreira histórica pela primeira vez, diz IBGE

MP investiga esquema de descontos em salários de servidores do DF envolvendo PicPay e órgãos do governo

STF anula absolvição no caso Mariana Ferrer e determina reabertura do processo

Homem é condenado por fraude após contratar seguros de R$ 1,5 milhão e amputar o próprio pé

Como era o Brasil quando a Seleção ganhou a Copa pela última vez, há 24 anos?

Lula sanciona novo piso nacional dos professores e valor passa para R$ 5,1 mil

Últimas notícias

Ancelotti confirma volta de Neymar contra a Escócia na Copa do Mundo: ‘Vai estar preparado’

Matheus Cunha iguala marca de Ronaldinho Gaúcho em Copas do Mundo

Brasil vence Haiti por 3 a 0 e assume liderança do Grupo C na Copa do Mundo

Trump diz que Lula é ‘volátil’ e afirma que não poderia se importar menos com presidente brasileiro

Com gol relâmpago, Marrocos derrota Escócia pelo grupo do Brasil

Ancelotti promove duas mudanças na Seleção Brasileira contra o Haiti

TRE-PR dá vitória a Pedro Rousseff e derruba multa por postagem sobre Deltan Dallagnol

Moraes autoriza que Bolsonaro preste depoimento sobre arma apreendida pela Polícia Civil

Boeing 747 de luxo vira novo Air Force One dos Estados Unidos