PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

2,5 mil doses de Fomepizol, antídoto contra metanol, chegam ao Brasil

Siga no

Ministério da Saúde adquiriu medicamento por meio de farmacêutica japonesa (Reprodução/Freepik)

Compartilhar matéria

O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (9/10), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a primeira remessa de Fomepizol, antídoto usado no tratamento de pessoas intoxicadas por metanol. O carregamento traz 2,5 mil unidades do medicamento, importado em caráter emergencial após o aumento dos casos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

Segundo a pasta, 1,5 mil unidades já começam a ser distribuídas hoje, com prioridade para São Paulo, que concentra a maioria das ocorrências no país. Outros estados também serão contemplados nesta primeira etapa de distribuição. São eles: Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Goiás, Acre, Paraíba e Rondônia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O envio será ampliado a partir desta sexta-feira (10/10), alcançando todo o território nacional, inclusive estados que ainda não notificaram casos de intoxicação. Além da distribuição inicial, o ministério informou que manterá mil unidades em estoque estratégico, para reforço imediato em situações emergenciais.

As quantidades destinadas a cada estado foram definidas a partir de dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando em conta a população de cada região. Segundo o Ministério, os estados poderão solicitar novos repasses, de acordo com a demanda e o surgimento de novos registros.

Detalhes

De uso estritamente hospitalar, o fármaco foi importado dos Estados Unidos por meio de uma farmacêutica japonesa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a compra ocorre em caráter excepcional. A autorização foi concebida com base na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 203/2017, que estabelece os critérios para obtenção de produtos sujeitos à vigilância sanitária que não possuem registro no Brasil.

Balanço

O número de pessoas intoxicadas por metanol no País subiu para 24, segundo novo balanço apresentado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (8/10). Os casos foram confirmados em três estados: São Paulo (20 casos), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).

Outras 235 ocorrências estão em investigação, a maioria concentrada em São Paulo, com 181 registros. Em seguida aparecem Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Para relator, pressão dos EUA a Pix deve ajudar a votar PEC do BC na próxima semana

VÍDEO: Turista se arrisca ao pular próximo às quedas das Cataratas do Iguaçu para buscar celular

VÍDEO: Ponte de R$ 36 milhões desaba no Acre e deixa quatro feridos

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 32 milhões neste sábado

Veto à carne: União Europeia oficializa restrição às exportações brasileiras

Combate a incêndio em Guarulhos ultrapassa dez horas e mobiliza dezenas de bombeiros

Últimas notícias

Após incêndio em garagem, frota reserva será usada para manter circulação dos ônibus em BH

Eriksen volta a desmaiar em campo, e amistoso entre Dinamarca e Ucrânia é encerrado

Cruzeiro se acerta com Racing por Gabriel Rojas

Moradores e funcionários ajudaram a salvar ônibus de incêndio que destruiu garagem no Dom Cabral: ‘parecia um inferno’

Wesley faz forte desabafo após ser cortado da Copa do Mundo 

VÍDEOS: Fumaça de incêndio no Dom Cabral é vista de diferentes pontos de BH

Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge garagem de ônibus em BH

Wesley é cortado da Copa do Mundo por lesão; Ex-Cruzeiro é convocado

Golpes ligados à Copa do Mundo quase dobram e acendem alerta para torcedores