Minas Gerais vive um ano histórico no turismo doméstico. Entre janeiro e setembro de 2025, o estado registrou crescimento de 23,1% nas chegadas de turistas brasileiros, consolidando-se como um dos destinos mais procurados do país.
O destaque vai para a mudança no comportamento do viajante: as viagens em grupo ganharam protagonismo e estão impulsionando a cadeia produtiva do setor.
De acordo com o especialista em dados e gestor de Novos Negócios para a América Latina, Renan Artur, o país vive um ciclo positivo no turismo, e Minas se destaca dentro dele.
‘O Brasil tem uma performance muito acima de outros países da América Latina. E Minas tem conseguido se posicionar muito bem para esse turismo não só de casal, mas também de família e especialmente de grupos’, destacou o especialista.
Viagens coletivas mudam o perfil do turista
O novo perfil de turismo de grupo tem efeito direto na economia. Viagens em grupo e grupos maiores, significam ocupações mais elevadas em hotéis e pousadas, mesas cheias nos restaurantes, vans e traslados lotados e demanda crescente por experiências coletivas.
O fluxo vem de todas as regiões do Brasil. A Bahia responde por 10% das chegadas e cresceu 35,3%. O Rio Grande do Sul surpreendeu com alta de 146,2%, enquanto Alagoas (+70,3%), Ceará (+58,6%), Paraná (+46%) e Santa Catarina (+46,3%), reforçando a diversidade dos emissores.
“Minas está de parabéns por todo o trabalho que vem fazendo. O esforço conjunto entre poder público e setor privado tem dado resultados visíveis”, conclui Renan.
O turismo em grupo e o aumento da circulação de visitantes de diferentes origens marcam um novo ciclo de crescimento sustentável. Minas se consolida como um destino de hospitalidade, diversidade e experiências compartilhadas, que refletem o melhor da cultura e da mineiridade.
Minas Gerais na maior feira de turismo da América
Minas Gerais marca presença de destaque na ABAV Expo 2025, o maior evento de turismo da América Latina. Com um dos maiores estandes da feira, o estado aposta em sua vocação para o turismo de negócios.
Em 2024, durante a edição em Brasília, Minas movimentou R$ 20,5 milhões em negócios, confirmando seu protagonismo no setor.
Nesta edição, a estratégia é reforçar a posição do estado como segundo destino mais procurado para turismo de negócios no Brasil, com 13,22% de participação nacional, segundo levantamento da plataforma Onfly.