O governador Romeu Zema inicia nesta segunda-feira (13/10) uma missão oficial à Europa, acompanhado do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe. A comitiva do governo visita Bélgica, França e Itália durante 15 dias, com o objetivo de atrair investimentos e fortalecer parcerias estratégicas para Minas.
A agenda começa na Bélgica, um dos principais destinos das exportações mineiras na Europa, onde a Zema passa pela capital Bruxelas e pela Antuérpia. Na cidade, a comitiva participa de reuniões com grupos empresariais e conhece instalações na área de comércio exterior, entre elas o porto da Antuérpia.
Na França, Zema e Roscoe fazem reunião com empresários e visitam a bacia minerária de Nord-Pas-de-Calais, referência em reserva mineral.
Ambos se encontram ainda com representantes da Vinci Highways, empresa que venceu o leilão pela licitação da Rota dos Cristais, trecho da BR-040 que liga Minas Gerais a Goiás.
Os compromissos na Itália, em Veneza, Roma e Milão, serão para reforçar os laços com o país que, desde 2019, tem em Minas como maior estado brasileiro exportador.
Além de Flávio Roscoe, acompanham o governador a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, o secretário adjunto da Casa Civil, Frederico Papatella, o presidente da Invest Minas, Rodrigo Tavares, e o diretor de Atração de Investimentos da agência, Ronaldo Barquette.