A lista de desfalques do Atlético para o clássico desta quarta-feira (15/10) aumentou. Junior Alonso e Alan Franco, convocados para as seleções do Paraguai e do Equador, não foram liberados e seguirão à disposição para os amistosos desta semana, na Coreia do Sul e no México.
O Galo solicitou às federações a liberação dos atletas, mas não recebeu resposta oficial. Em comunicado, o clube informou que foi avisado extraoficialmente de que o pedido não foi atendido.
Com a recusa das federações, o Galo chega a 11 desfalques para o clássico contra o Cruzeiro. Entre eles, sete são por lesão, dois por suspensão e dois por compromissos com seus países.

Veja também
Confira a lista completa de desfalques:
- Caio Maia: recuperação de cirurgia no joelho;
- Patrick: se recupera de lesão na coluna;
- Tomás Cuello: fratura na fíbula e tornozelo esquerdo, volta só em 2026;
- Alexsander: lesão no joelho, tratamento conservador;
- Júnior Santos: ruptura do tendão adutor da coxa direita;
- Lyanco: ruptura do tendão de Aquiles esquerdo;
- Vitor Hugo: suspenso;
- Igor Gomes: suspenso;
- Ivan Román: fratura na mão;
- Junior Alonso: convocado pelo Paraguai;
- Alan Franco: convocado pelo Equador.
Clube é obrigado a liberar atletas
Clubes brasileiros devem liberar jogadores convocados para as seleções durante as Datas Fifa, em todas as categorias, para partidas oficiais ou amistosas, conforme o artigo 10 do Regulamento Geral de Competições da CBF.
O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (art. 207) prevê multas de R$ 100 a R$ 100 mil em caso de descumprimento. Internacionalmente, a Fifa também obriga a liberação de atletas para compromissos oficiais e amistosos.