Muito bom dia e excelente semana. O PIB da China variou 1,10% no terceiro trimestre e atingiu 4,80% na base anual. O dado, divulgado neste domingo às 11 horas da noite, ficou em linha com o consenso de mercado. Já a produção industrial surpreendeu, com um avanço de 6,5% no ano, acima da expectativa de 5%.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pode baixar as tarifas do país oriental e voltou a pedir a retomada da compra da soja americana. Após notícias de bombardeio de Israel na Faixa de Gaza, o republicano afirmou que o cessar-fogo continua valendo.
Olhando para a América do Sul, Trump prometeu anunciar hoje mais tarifas contra a Colômbia, após chamar o presidente do país, Gustavo Petro, de, abre aspas, “líder do tráfico de drogas”, fecha aspas.
E, por falar em nossos vizinhos, a Bolívia tem novo presidente. O economista Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, venceu o pleito contra Jorge Quiroga, com aproximadamente 55% dos votos. O movimento marca uma guinada ideológica no país — pela primeira vez em 20 anos, a Bolívia deixa de ter um governante de esquerda.
Na sexta-feira, o Ibovespa terminou o dia em alta de 0,84%, aos 143.309,98 pontos. O dólar futuro teve queda de quase 1%, encerrando as negociações no patamar de R$ 5,42.
Agenda do dia, acerte seu relógio: tem temporada de balanços nos Estados Unidos, com foco no setor financeiro. Olho nos dados operacionais do First Republic Bank, que atualmente pertence ao JP Morgan, e do Zions Bank, que esteve no noticiário do mercado na semana passada — tanto é que falamos muito sobre essa empresa aqui.
Às 8h25 da manhã, horário de Brasília, sai o Boletim Focus, dado local. E às 11 horas, uma bateria de informações relacionadas ao setor industrial americano. Tem que estar no radar.