O Atlético utilizou suas redes sociais para criticar a arbitragem de Carlos Betancur na partida de ida das semifinais da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira (21/10), contra o Independiente del Valle.
No X (antigo Twitter), o Galo publicou um vídeo com dois lances diferentes da partida e afirmou: “É isso mesmo, @CONMEBOL? Um vexame a arbitragem hoje no Equador! Esperamos alguma atitude em relação a essa vergonha.”
É isso mesmo, @conmebol? Um vexame a arbitragem hoje no Equador! Esperamos alguma atitude em relação a essa vergonha. pic.twitter.com/QxY5E4qY5F
— Atlético (@Atletico) October 22, 2025![]()
Veja também
Clique aqui e veja a publicação do Atlético nas redes sociais.
Os lances em questão ocorreram em momentos distintos da partida. O primeiro foi o que originou o gol do Del Valle, logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Mercado avançou pelo lado esquerdo e acertou a perna de Ruan Tressoldi, zagueiro do Atlético.
Betancur marcou pênalti para a equipe equatoriana. O VAR, no entanto, sugeriu a revisão do lance. O árbitro analisou o monitor, mas manteve a penalidade. Na cobrança, Sornoza bateu bem e fez 1 a 0 para o Del Valle.
A decisão foi amplamente contestada. Comentaristas de arbitragem afirmam que o atacante do Del Valle chutou a perna de Tressoldi, o que não configuraria pênalti. Nas redes sociais, torcedores — tanto do Atlético quanto de outras equipes — também consideraram a decisão do árbitro equivocada.
A outra reclamação do Atlético diz respeito a um suposto pênalti não marcado em Hulk. Aos 42 minutos da etapa final, o atacante atleticano avançou pelo lado direito e foi derrubado dentro da área. As imagens mostram um toque do defensor do Del Valle no camisa 7 do Galo. O árbitro Carlos Betancur não marcou nada em campo, e o VAR não recomendou a revisão do lance.
Atlético e Del Valle voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (28/10), na Arena MRV. Com o resultado, o Galo precisa de uma vitória para se classificar à final da Copa Sul-Americana.