O Senado dos Estados Unidos aprovou na noite desta terça-feira (28/10) uma resolução que busca anular as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros, incluindo café, suco de laranja e petróleo.
A proposta, apresentada pelo senador democrata Tim Kaine (Virgínia), foi aprovada por 52 votos a 48. A resolução visa encerrar as emergências nacionais declaradas por Trump para justificar o aumento de 50% nas tarifas sobre o Brasil.
No entanto, o futuro da legislação é incerto, pois a Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos, adotou novas regras que podem impedir que ela seja levada à votação. Além disso, mesmo que a proposição fosse aprovada pelo Congresso, Trump poderia vetar a legislação.
Apesar dos obstáculos, a votação demonstrou resistência nas fileiras republicanas às tarifas de Trump. Cinco senadores da base do presidente votaram a favor da resolução, juntando-se a todos os democratas. São eles:
- Susan Collins (Maine)
- Mitch McConnell (Kentucky)
- Lisa Murkowski (Alasca)
- Rand Paul (Kentucky)
- Thom Tillis (Carolina do Norte)
A aprovação no Senado, embora simbólica devido à baixa probabilidade de se tornar lei, ressalta a divisão dentro do Partido Republicano em relação às políticas de comércio exterior do presidente.
