No Visão Macro de hoje, na verdade, vamos fazer algo diferente e, talvez, bastante simples. Vamos compartilhar conhecimento, especificamente com gestores de fundos multimercados. Isso é: não só devemos pensar, mas também absorver informações críveis, bem desenhadas e com argumentos sólidos e críticos sobre o processo econômico como um todo, principalmente sobre a gestão de ativos ao longo do tempo, seja localmente ou globalmente.
Aqui, mais do que uma lista recomendada — como fizemos no caso dos livros — queremos deixar claro que, mensalmente, todas as casas que serão citadas divulgam e publicam excelentes cartas, de leitura simples, rápida e bastante direta ao ponto.
A primeira delas é a Quinea. Recomendamos muito, principalmente pela visão cética de Rui Alves e Marco Freire.
Outra casa que destacamos com bastante constância é a Adam, com cartas escritas por Juliano Cecílio, economista-chefe — uma visão contraditória ao que vemos hoje em grande parte do mercado. É bom fazer contrapontos e não seguir a manada.
Outras casas: Capitalo. Vários fundos são geridos pela gestora, mas destacamos principalmente as cartas dos gestores do CADES, Bruno Cordeiro, e do Zeta e Kappa, Carlos Voelz. Basta entrar no site deles e localizar facilmente o material.
Outra carta bastante acompanhada — com periodicidade menor, mas muito relevante para temas específicos — é a Mar Asset, de Felipe Coutinho. Conteúdo crítico, direto e com foco recente em questões eleitorais.
Aqui temos várias formas de absorver conteúdo que não passam necessariamente por leituras tradicionais ou acompanhamento de dados óbvios. Vamos olhar sempre fora da caixa.
