FOTOS: Rei e rainha da Suécia visitam Minas Gerais antes da COP30

Siga no

O rei Carlos XVI Gustavo e a rainha Silvia Renate Sommerlath, da Suécia, realizaram uma visita a Ouro Preto nesta semana (Peterson Bruschi/ PMOP)

Compartilhar matéria

O rei Carlos XVI Gustavo e a rainha Silvia Renate Sommerlath, da Suécia, desembarcaram em Minas Gerais nesta semana para conhecer a antiga capital do estado e um dos berços da história brasileira. O casal visitou Ouro Preto e também foi visto caminhando pela Mina da Passagem, em Mariana.

Durante a passagem por Ouro Preto, os monarcas percorreram o Centro Histórico, onde conheceram a tradicional Feirinha de Pedra-Sabão e algumas das mais emblemáticas igrejas da cidade, como a de São Francisco de Assis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A família real chegou ao município na segunda-feira (3/11) e segue para o Pará nesta quinta-feira (5/11), onde participará da COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém entre os dias 6 e 8 de novembro.

Silvia Renate Sommerlath tem sangue brasileiro. Nascida na Alemanha, em 1943, ela é filha do empresário alemão Walther Sommerlath e da brasileira Alice Soares de Toledo.

“Eu tenho um coração brasileiro, uma mente talvez mais alemã, mas o todo agora é sueco. Eu reúno todas essas três nacionalidades e culturas”, declarou ela em entrevista ao EPTV.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

COP30

Nos próximos dias, a capital do Pará, Belém, sedia a 30º edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – a chamada Conferência das Partes, ou COP30. O evento acontecerá, oficialmente, entre os dias 10 e 21 de novembro.

A cada ano, um país recebe o encontro, que tem como principal missão buscar formas de implementar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Esse documento foi adotado por diversos países em 1992, com a meta de estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

As COPs começaram em 1995, na Alemanha. Agora, 30 anos depois, vai ser a vez de o Brasil reunir líderes de todo o mundo, em meio à floresta amazônica, em Belém.

O principal objetivo da COP é definir medidas necessárias para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC até o final deste século, acelerando a implementação do que foi negociado nas COPs anteriores, principalmente a de 2015, em Paris.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Minas Day: Zema destaca liderança de Minas na transição energética

PF desarticula esquema que vendia ‘sonho americano’ por R$ 60 mil em Minas

Minas envia adesão ao Propag e oferece até R$ 96 bilhões em ativos para abater dívida com a União

Privatização da Copasa: deputados aprovam PEC que derruba consulta popular

Deputados trocam empurrões em sessão da ALMG sobre privatização da Copasa

Justiça absolve todos os réus no caso Backer por ‘insuficência de provas’

Últimas notícias

Muito quente! 2025 deve bater recorde de calor, diz OMM

Nem todo verde faz bem: quais plantas dentro de casa podem causar alergia?

PROMO: Concorra a um par de ingressos para Cruzeiro x Fluminense, neste domingo (9/11)

Bahia critica arbitragem após derrota para o Atlético e fala em ‘oscilação de critérios’

Fábio, ídolo do Cruzeiro, é indicado ao prêmio The Best da FIFA

Raphinha é indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA

Em discurso na COP30, Lula pede “ações concretas” no combate ao aquecimento global

Esvaziamento marca início da COP30, avalia cientista político

Brasileiros Estêvão e Endrick figuram entre os 10 jovens mais valiosos do futebol mundial