O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a aprovação no Senado Federal do Projeto de Lei 1087/2025, que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil mensais.
Pelo X, Lula classificou o avanço da pauta no Congresso Nacional como “um dia histórico”. Medida deve ser sancionada até o dia 11, e prevê ainda a taxação de grandes fortunas.
Hoje é um dia histórico. Demos um passo decisivo para um país mais justo, com um sistema tributário que torna a contribuição mais equilibrada e reconhece o esforço de todos que ajudam a construir o Brasil.
— Lula (@LulaOficial) November 5, 2025
Com a aprovação de nosso projeto de Lei pelo Congresso Nacional, com… pic.twitter.com/SNUD3oHSCY
O governo estima que cerca de 25 milhões de brasileiros pagarão menos impostos com a isenção do IR. Já o aumento da tributação deve impactar 200 mil contribuintes.
O PL 1087/2025 foi encaminhado pelo governo em março ao Congresso e aprovado em outubro pela Câmara. O relator da proposta acatou apenas emendas dos senadores Eduardo Gomes (PL-TO) e Rogério Carvalho (PT-SE).
Lula agradeceu ao presidente Davi Alcolumbre, ao relator Renan Calheiros (MDB-AL) e aos líderes que conduziram o processo de aprovação do projeto no Senado, após sua aprovação na Câmara.
(Com informações de Agência Brasil)
