PUBLICIDADE

Enem 2025: professora aposta em temas sociais e dá dicas para fazer uma redação nota mil

Siga no

Professora Rafa Damasceno dá dicas de como fazer uma boa redação (Reprodução/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Faltando poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio, que começa neste domingo (9/11), a expectativa dos estudantes está concentrada na redação — uma das partes mais temidas e decisivas da prova. A professora Rafa Damasceno, ex-corretora do Enem, lembra que o tema costuma refletir debates sociais importantes e dá dicas para quem quer garantir uma boa nota.

“Na prova de redação do Enem, há uma grande tendência de serem cobrados temas relacionados às chamadas minorias sociais, então são aqueles grupos da sociedade que, apesar de existirem em grande quantidade, não têm os seus direitos reconhecidos na prática. E esse é um aspecto que demonstra a relevância do exame nacional do ensino médio, que vai muito além do ingresso de um estudante na universidade”, explicou Rafa.

A professora lembra que, ao longo dos anos, o exame já cobrou temas como a herança africana no Brasil, a violência contra a mulher, os povos tradicionais e a falta de registro civil. Segundo ela, a redação do Enem 2025 pode trazer discussões sobre a inclusão de pessoas neurodivergentes, como autistas, o envelhecimento da população e o desafio dos idosos diante das novas tecnologias, além de temas voltados para crianças e adolescentes, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 35 anos este ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outras apostas de Rafa envolvem a relação entre jovens e redes sociais, evasão escolar, violência e bullying, e questões que ainda pedem visibilidade, como a pobreza menstrual. Na reta final, ela aconselha os candidatos a manterem o equilíbrio entre estudo e descanso.

“Minha dica para quem vai fazer o Enem no domingo é ler notícias, ficar informado, continuar conectado na internet, além, é claro, de separar um tempinho para ver uma série ou um filme, que além de descansar a mente, também ajuda a aumentar o repertório sociocultural, que é avaliado na prova”, completa a professora.

Em seu Instagram: @prof.rafadamasceno, ela compartilha dicas práticas e conteúdos sobre redação e atualidades, voltados especialmente para quem quer mandar bem na prova.

O Enem 2025 será aplicado em dois domingos consecutivos. A redação vale mil pontos e é obrigatória para todos os participantes. Mais do que seguir fórmulas, a chave está em demonstrar senso crítico, repertório e uma proposta de intervenção que promova transformações reais na sociedade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Ana Paula Motta

Produtora e repórter da 98 News. Ana Paula Motta é jornalista multimídia formada pelo Centro Universitário Una, com mais de uma década de experiência. Atua há três anos como jornalista na Federação das Indústrias de Minas Gerais. Tem passagem por áreas como moda, cultura, música e comunicação corporativa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Cesta básica volta a subir em BH após seis meses de queda

Zema destaca produção mineira de café e fala sobre privatização da Copasa em visita à SIC

Recorde na exportação do amendoim: geopolítica e demanda chinesa impulsionam setor agrícola brasileiro

Acordo que define reassentamento de famílias às margens da BR-381 será homologado nesta sexta

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço

Eventos em BH terão restrições nos dias de aplicação do Enem

Últimas notícias

Duas rodas, mil histórias: o cicloturismo que faz o Brasil girar

Atlético vai dar ingressos e transporte para final da Sul-Americana?

‘Virada de chave’ com Jardim e apoio da torcida: Kaiki lista pilares do Cruzeiro para conquistar objetivos na temporada

Do retrofit ao lucro: Investir no centro de BH vai voltar a valer a pena

Robôs assumem o balcão: a revolução silenciosa das farmácias já começou

A inteligência artificial promete universalizar a educação, mas quem ensina a máquina a ensinar?

Lula na COP30: ‘gastar mais com armas do que com o clima é pavimentar o apocalipse’

Enquanto o Ibovespa quebra recordes, Musk se aproxima de 1 trilhão de dólares

Todo mundo fala em IA, mas quase ninguém sabe o que fazer com ela