Um café que eu estava tomando com não era operação gastrite não, eu estava batendo um papo com um amigo, tomando um café. E aí ele estava comentando que, numa roda de conversa, as pessoas estavam questionando se é importante fazer processo no começo, né? Pô, a empresa está começando, eu tenho que ter um processo? Eu tenho, claro que tem, né? Mesmo que seja simples, mesmo que seja no papel de pão, você tem que ter um processo, porque se tiver alguma pessoa para entrar na empresa e fazer aquilo que você já faz, está estruturado o que você tem que fazer, né?
Cada função ali tem que ter um processinho mínimo, cada produção tem que ser um processinho mínimo, cada atendimento, relacionamento com o cliente tem que ter um processinho mínimo. Então, você estruturar sua empresa em processos, principalmente esse de serviço, né? Faz com que você consiga replicar aquilo do mesmo jeito, faz com que você consiga medir onde pode melhorar e faz com que você consiga inspirar as pessoas a, dali para frente, dar um salto. O processo faz toda diferença, apesar de dar um baita trabalho para fazer.
