Um homem de 47 anos foi preso em flagrante na noite dessa segunda-feira (10/11) no bairro Prado, região Oeste de Belo Horizonte, suspeito de se passar por deputado estadual para aplicar trotes e exigir o deslocamento de viaturas da Polícia Militar. Identificado como Gledson Adenauer de Almeida Vieira, ele é conhecido da corporação por fazer falsas denúncias desde 2019.
Segundo a PM, Gledson ligava para o número de emergência 190 se apresentando como parlamentar e solicitando o envio de equipes a supostos locais de ocorrência. As chamadas, no entanto, eram infundadas e mobilizavam desnecessariamente viaturas. De acordo com a corporação, a cada trote atendido, a Polícia deixava de atender um caso real, causando prejuízo operacional e risco à população.
O homem foi rastreado e preso após mais uma ligação com conteúdo falso. Ele foi levado à delegacia e autuado por comunicação falsa de crime, conforme o artigo 340 do Código Penal. De acordo com a corporação, o suspeito era “figura conhecida” entre os operadores do Centro de Operações, que já vinham monitorando suas ações.
Além disso, a ficha criminal de Gledson inclui outros registros por ameaça, perseguição, agressão e violência doméstica. Durante a prisão, os militares relataram que ele apresentava fala desconexa, levantando suspeita de possível transtorno mental.
O caso foi encaminhado à Polícia Civil. Em nota, a instituição informou que o suspeito assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência, se comprometendo a comparecer perante o Tribunal Especial Criminal do município, em data a ser agendada.
