PUBLICIDADE

Operação Baco mira contrabando e irregularidades em comércios do Sul de Minas

Siga no

A fiscalização ocorreu nos municípios de Varginha, Poços de Caldas e Três Pontas, onde o autor foi preso (Receita Federal/Divulgação)

Compartilhar matéria

Uma operação realizada pela Receita Federal no Sul de Minas Gerais nesta semana terminou com a prisão de um homem suspeito de contrabando de cigarros eletrônicos. A fiscalização ocorreu nos municípios de Varginha, Poços de Caldas e Três Pontas, onde o autor foi preso.

Na noite de terça-feira (11/11) os fiscais estiveram em seis estabelecimentos comerciais de Varginha, dando prosseguimento às ações que tiveram início no dia anterior no município.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por lá, foram apreendidos carregadores de celular, cabos, fones de ouvido e 4 garrafas de licor com indícios de importação irregular. A Vigilância Sanitária apreendeu, ainda, garrafas de cachaças sem registro e bebidas fora do prazo de validade. Já o Corpo de Bombeiros realizou vistorias nos estabelecimentos, identificando algumas irregularidades.

Em Três Pontas, a Receita Federal apreendeu 43 unidades de cigarros eletrônicos e 6 de essências. A venda de cigarros eletrônicos configura crime de contrabando, pois a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009, pela Anvisa.

Na ocasião, o responsável pela distribuidora de bebidas que vendia os cigarros eletrônicos foi preso e conduzido pela Polícia Militar para a sede da Polícia Federal em Varginha. Em Poços de Caldas foram fiscalizados seis estabelecimentos comerciais, sem registro de mercadorias apreendidas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Operação Baco

A Operação Baco: Adegas do Crime é conduzida pela Receita Federal em parceria com a Polícia Militar, a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros. A ação tem como objetivo prevenir e coibir a fabricação, distribuição e venda de bebidas alcoólicas falsificadas, adulteradas ou contrabandeadas em todo o estado.

No último mês, a fiscalização esteve em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, cinco empresas passaram por fiscalização de seus depósitos, nos quais houve a constatação de algumas irregularidades.

Em um destes depósitos, foram recolhidas garrafas para análise de uma marca de cachaça que estava engarrafada em um recipiente de cerveja. Houve, também, a identificação de garrafas de vodka importadas de forma irregular, além de produtos com supostas irregularidades na rotulagem e bebidas vencidas, que foram devidamente apreendidas.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Inscrições para novos alunos e mudança de escola na rede pública de Minas Gerais terminam nesta sexta (14/11)

Postos do Sine em Minas Gerais oferecem mais de 22 mil vagas de emprego

Natal da Mineiridade 2025 terá ceia solidária no Palácio da Liberdade e serviços gratuitos

Mineração, ciência e proteção da fauna na Cordilheira do Espinhaço

Funcionária é demitida por justa causa após fazer comentário racista sobre colega

Gabriel Azevedo revela como foi o convite para pré-candidatura ao governo de MG

Últimas notícias

Deyverson encerra jejum de quase quatro meses e ‘pede desculpas’ à torcida do Atlético na Arena MRV

Projeto que propõe distância mínima entre blocos de Carnaval e igrejas será votado hoje em BH

Contra o Fortaleza, Hulk atinge nova marca ‘histórica’ de gols pelo Atlético

Everson admite falhas e pede foco total do Atlético antes da decisão da Sul-Americana

Hulk lamenta tropeço do Atlético, mas vê ‘aprendizado’ para final da Sul-Americana

Sampaoli reprova ‘distrações’ do Atlético contra o Fortaleza e alerta: ‘em um jogo decisivo, custa muito’

Atlético leva gol nos acréscimos e cede empate ao Fortaleza

Romero revela que foi procurado pelo Atlético e recusou ‘por amor’ ao Cruzeiro

Bolsa cai após 15 altas seguidas e interrompe sequência de recordes