A onça-pintada Maya, do zoológico municipal de Belo Horizonte, está internada desde outubro após sofrer uma fratura no osso de uma das patas. Segundo a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, em 17 de outubro o animal começou a mancar em seu recinto de exposição.
“No dia 21 ela passou por uma cirurgia ortopédica, realizada no Hospital Veterinário da Escola de Veterinária da UFMG. Atualmente, ela está no Hospital Veterinário do Zoológico, internada em tratamento e vem apresentando recuperação satisfatória”, informou a fundação.
Maya nasceu em 2024 e pertence ao Programa de Conservação ex situ (em criadouro) de Onça-Pintada do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade que, através do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, possibilitou a vinda para o Zoológico de BH.
O caso veio à tona após a morte da leoa Pretória e da chimpanzé Kelly, no zoo de BH, nessa quarta-feira (12/11). Sobre a leoa, o prefeito Álvaro Damião (União) afirmou que o animal já chegou à capital mineira com problemas de saúde e que o caso será apurado internamente.
“Eles já vieram com problema de saúde, mas a gente já sabia também, a gente tá preparado para isso. O nosso zoológico é preparado para isso. Nós vamos agora conversar mais sobre o tema dentro do próprio zoológico, para saber o que causou a morte do animal”, disse.
