PUBLICIDADE

Justiça libera posse de nova diretoria do Comam 

Siga no

Órgão é responsável pela formulação das diretrizes da Política Municipal de Meio Ambiente (Rodrigo Clemente/ PBH)

Compartilhar matéria

Belo Horizonte já pode voltar a emitir licenças ambientais. Isso porque o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu a liminar que paralisava todas as atividades do Comam, o Conselho Municipal de Meio Ambiente. A liminar havia sido solicitada pela deputada Duda Salabert em junho, que argumentou que a prefeitura foi pouco democrática ao remontar o edital das eleições do conselho ambiental.

A prefeitura havia divulgado um novo edital depois que o primeiro chamamento recebeu dezenas de pedidos de impugnação de candidaturas. O procurador do município teria percebido um padrão de falha, que poderia comprometer o trabalho técnico do Conselho. Com isso, a PBH anulou o então edital e lançou um segundo, mais rigoroso. Essa decisão motivou o pedido liminiar apresentado por Salabert.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Justiça chegou a aceitar o pedido da deputada e adiou o mandato dos atuais conselheiros. Mas o Tribunal voltou atrás. Com a nova decisão, em segunda instância, a nova diretoria — eleita pelo segundo edital — está autorizada a tomar posse, e a prefeitura pode retomar obras de drenagem, prevenção de enchentes, habitação e projetos econômicos na capital.

Em entrevista exclusiva à Rede 98, o secretário municipal de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto, disse que o fim da liminar confirma a legalidade do processo eleitoral e reforça a importância do conselho estar em funcionamento. “O Comam paralisado nos oferece questões complicadíssimas. O Comam é o órgão vivo, precisa funcionar para que as coisas avancem e para que Belo Horizonte possa evoluir, sempre com total respeito ao meio ambiente”, ressalta.

Segundo o secretário, a nova composição do Comam deve começar a atuar ainda este ano. “O edital 2 já estava em andamento e deve ser concluído entre novembro e dezembro. A expectativa é que o novo Comam eleito esteja apto a começar a atuar ainda neste período, garantindo a representatividade da população.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A decisão destacou que o Judiciário deve respeitar a separação dos poderes e não interferir em decisões técnicas da administração pública, a menos que haja ilegalidade comprovada, o que, segundo o tribunal, não se aplicava a essa situação.

A deputada Duda Salabert (PDT) respondeu, por meio de nota, que a suspensão da liminar não apaga a tentativa da PBH de alterar a composição do Comam para reduzir a participação social. Duda critica o prefeito Álvaro Damião (União), a quem acusa de não ter um projeto socioambiental para a cidade. Por fim, a deputada diz que a capital precisa de um conselho livre de interferência política.

Nota de Duda Salabert na íntegra

A suspensão da liminar não apaga as irregularidades cometidas pela Prefeitura de tentar alterar a composição do Comam para reduzir a participação social. É esperado que o prefeito fraco, que não teve voto e que não tem projeto socioambiental para BH tente transformar uma disputa jurídica séria em bravata política. O debate de fundo permanece: Belo Horizonte precisa de um conselho ambiental plural, independente e livre de interferência política. Continuarei defendendo o meio ambiente e o interesse público, mesmo diante das tentativas vergonhosas da prefeitura de desqualificar o controle social.

Compartilhar matéria

Siga no

Julia Almeida

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Produtora de Rádio e TV da 98 News (Rede 98), com passagem pela Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal Brasil.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Virada do ano na Praça da Liberdade terá Lagum, Biquini, show de drones e mais

Felício Rocho adquire Hospital Vila da Serra por R$ 130 milhões

Aulão de Inteligência Artificial no Mineirão termina em briga entre estudantes

PBH apura irregularidades em obras na Cristiano Machado e no Trevo do Belvedere

Passageiros enfrentam quarta-feira de caos no metrô de BH

Justiça volta a liberar licenciamentos ambientais em BH

Últimas notícias

Com desfalques, Cruzeiro enfrenta o Juventude fora de casa; saiba onde assistir

Brasil sobe para 5º no ranking da Fifa e será cabeça de chave na Copa

Recuperado de lesão, Matheus Henrique está a disposição do Cruzeiro

A liminar que parou Belo Horizonte

CNJ revisa milhares de condenações por porte de maconha após decisão do STF

Fabrício Bruno vai desfalcar o Cruzeiro contra o Juventude?

Caso 123 Milhas: credores devem conferir valores em nova fase da recuperação judicial

Reforço garantido: Fabrício Bruno volta da Seleção para enfrentar o Juventude

OMS: 840 milhões de mulheres no mundo foram alvo de violência