Com a chegada da Black Friday em uma semana, comerciantes de Belo Horizonte se movimentam para intensificar as vendas. De acordo com pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), a data deve injetar mais de 2 bilhões de reais na economia na capital mineira.
Comerciantes de Belo Horizonte destacaram os preparativos para esse período do ano.
“Ah, é uma data bem esperada, né? A gente começou bem antes, no primeiro dia a gente já começou fazer as promoções, tanto que já até acabou. A gente já não tem mais peças, tem muito pouco para colocar, mas é uma data que a gente espera o ano inteiro. É muito corrido” relatou Rose Nogueira, proprietária da loja Viva Aurora.
Juliana Greice de Souza, dona da Della Greice Plus Size, relata que, com o passar dos anos, estendeu a Black Friday para todo o mês de novembro
“A gente já vem fazendo a Black já tem mais ou menos uns 6, 7 anos. No início a gente pegou aquela primeira semana, a última semana da Black mesmo. E cada ano a gente foi, assim, descendo o calendário. Esse ano mesmo a gente começou na primeira semana. Então ao invés de falar Black Friday, a gente colocou uma Black novembro, que ficou para a clientela o novembro inteiro, mantendo os descontos”.
A Black Friday também acontece de forma muito próxima a outra data importante para o comércio brasileiro, o Natal. Janete Maria, proprietária da Premium Outlet, destaca a diferença nas preparações para os dois eventos.
“É porque o a Black Friday a gente pega o fundo de estoque, peças que não tão saindo, peças que tão guardadas, que não estão vendendo. E para o Natal, a gente compra tudo novo. A gente quer acabar com o que tem para começar com tudo novo para o Natal, para Réveillon, né? A principal diferença porque para o Natal vem mais peças diferenciadas e os preços são normais” relatou.
Impacto econômico e estratégias utilizadas na Black Friday
Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL-BH, falou sobre a importância da Black Friday para a economia e como são os cuidados tomados pelos lojistas nesta época do ano.
“A gente a expectativa é muito boa. No mês de novembro, nós esperamos que o comércio em Belo Horizonte chegue a uma venda em torno de 2 bilhões, 120 milhões de reais e aí você pode incentivar cada vez mais. O lojista, o comerciante, o prestador de serviço estão preparados para receber o consumidor, mas com todo esse cuidado, né? Qualificam o seu estabelecimento para receber o consumidor de maneira diferenciada, capacitam seus colaboradores. Têm verdadeiramente produtos diferenciados, com preços diferenciados, meios de pagamentos diferenciados. O comerciante está imbuído nesse clima para fazer boas vendas” ressaltou.
Vale lembrar que a Black Friday aconteceu pela primeira vez no Brasil no ano de 2010 e de lá para cá se expandiu, para além da última sexta-feira para todo o mês de novembro, na chamada Black November. Ainda de acordo com a pesquisa da CDL-BH, as principais estratégias apontadas pelos lojistas para boas vendas nessa época do ano são: descontos atrativos, na divulgação e também nas várias formas de pagamento.
