PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bombeiros resgatam turistas que ficaram ilhados na Serra do Cipó

Siga no

O volume de chuvas deixou o grupo ilhado durante acampamento (CBMMG/Divulgação)

Compartilhar matéria

Cinco turistas de São Paulo que estavam perdidos na mata da Serra do Cipó desde o último domingo (4/1) foram localizados e resgatados pelo Corpo de Bombeiros na madrugada desta terça-feira (6/1), no município de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O grupo pretendia acampar em uma área mais alta da serra e seguiu pela trilha da Cachoeira Lagoa Dourada. Durante o trajeto, os homens foram surpreendidos por uma forte chuva, mas conseguiram montar acampamento em um ponto seguro, em uma área própria para camping, conforme o planejamento inicial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, ao tentarem retornar no dia seguinte, perceberam que o volume de chuva havia elevado significativamente o nível do curso d’água da região, deixando o grupo ilhado.

Os turistas ainda tentaram buscar rotas alternativas, mas o rio já estava bastante alargado, o que inviabilizou uma travessia segura. Apesar da situação, todos estavam bem física e psicologicamente.

O grupo estava preparado para passar apenas uma noite e levava equipamentos de camping e alimentos para um dia. Entre os cinco integrantes, um deles é morador da Serra do Cipó e atuava como guia dos quatro amigos paulistas, todos já familiarizados com a região.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O resgate

Diante da impossibilidade de avaliar a profundidade da área alagada e do risco representado pela força da correnteza, o grupo decidiu não se arriscar e acionou o Corpo de Bombeiros. As equipes iniciaram a caminhada às 18h50 e fizeram o primeiro contato com as vítimas por volta das 20h30. O acesso completo ao grupo ocorreu às 21h30.

Para o resgate, os militares montaram “corredores de segurança” com cordas presas às árvores, permitindo a travessia a pé em trechos menos profundos. Nas áreas mais fundas, os bombeiros atravessaram nadando, equipados com materiais específicos para resgates em enchentes. Após alcançar o grupo, foi organizada uma travessia guiada e segura. Os pertences dos turistas também foram transportados sem contato com a água, por meio de sistemas de transposição com cordas.

A travessia da última vítima foi concluída às 23h40. A caminhada de retorno teve início à meia-noite, com chegada às viaturas às 1h30. As equipes retornaram ao batalhão em Belo Horizonte por volta das 3h30. Todos os resgatados passam bem e não houve feridos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Restaurante em BH recebe doações para vítimas dos terremotos na Venezuela

BH tem alerta de baixa temperatura até terça-feira; veja recomendações da Defesa Civil

Restaurante Popular de Venda Nova celebra 18 anos com almoço especial e bolo nesta sexta

Sexta-feira em BH terá chance de chuva isolada; veja a previsão do fim de semana

Mães e pais de pessoas com deficiência passam a ter prioridade no atendimento em BH

Damião publica Lei que cria benefício para morador de rua que queira voltar para a cidade natal

Últimas notícias

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula e envia caso ao STF

Lab-to-Lab Pardini leva inovação e debates sobre medicina diagnóstica ao CBAC 2026

Modelo brasileira está entre as vítimas dos terremotos na Venezuela

EUA bombardeiam Estreito de Ormuz, após Trump acusar Irã de violação de cessar-fogo

Vôlei: Brasil é superado pela Itália, seu 2º revés na Liga das Nações

Justiça suspende processo de cassação de Lucas Ganem na Câmara de BH

Senegal goleia Iraque e fica vivo em disputa para o mata-mata da Copa

Bolsonaro tem picos de pressão alta durante a semana, diz boletim médico

Com hat-trick de Dembelé, França vence a Noruega e garante classificação invicta na Copa do Mundo