Com apenas duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Galo ainda sonha com uma possível vaga para a Copa Libertadores de 2026. Com a derrota para o Fortaleza, no último domingo (30/11), o Atlético se complicou na disputa, mas, matematicamente, ainda não está fora da briga.
Em primeiro lugar, o Atlético precisa torcer para a formação de um G-8 no Campeonato Brasileiro. Até o momento, sete times já estão garantidos na Libertadores do ano que vem: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Botafogo, Fluminense e Bahia. Assim, caso Fluminense ou Cruzeiro vença a Copa do Brasil, mais uma vaga será disponibilizada no Brasileirão, formando o G-8.
Porém, o Atlético tem hoje apenas 4,4% de chance de terminar em 8º no Brasileiro. A classificação para a Libertadores depende de alguns fatores, entre eles uma combinação de resultados envolvendo São Paulo, Corinthians, Grêmio, Vasco e Red Bull Bragantino.
Em primeiro lugar, o Atlético não pode perder nenhum dos próximos dois jogos no Campeonato Brasileiro. O Galo tem 45 pontos e pode chegar a 51, caso vença as duas partidas. Porém, segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se o alvinegro terminar o Brasileiro com 48 pontos ou menos, não possui qualquer chance de ficar entre os oito primeiros.
Clique aqui e assista na íntegra.
Se terminar com 49 pontos — ou seja, vencer uma partida e empatar a outra —, o Atlético terá apenas 1,19% de chance de terminar em 8º, mas dependerá de que o São Paulo perca os dois próximos jogos; de que Corinthians e Grêmio não vençam as duas partidas (percam ou empatem); e de que Vasco e Bragantino façam, no máximo, três pontos.
No melhor dos cenários, vencendo as duas partidas, o Galo terminaria o campeonato com 51 pontos e teria 27,4% de chance de ficar no G-8. Mesmo assim, dependeria de que o São Paulo, no máximo, empatasse as duas partidas e de que Corinthians, Grêmio, Vasco e Bragantino perdesse ou empatasse pelo menos um jogo.
O Campeonato Brasileiro termina no próximo domingo (7/12). Os dois últimos jogos do Atlético serão em casa: contra o Palmeiras, na próxima quarta-feira (3/12), às 21h30; e contra o Vasco, no domingo (7/12), às 16h, ambos na Arena MRV.
