Vice-campeão da Sul-Americana em 2025, o Atlético pode ficar sem disputar nenhum torneio continental na próxima temporada. O Galo é o 13º colocado no Campeonato Brasileiro e, dependendo dos resultados, pode ficar de fora da zona de classificação para a Sul-Americana na tabela.
O Atlético já não tem mais chances de disputar a Libertadores pelo Brasileirão, mesmo que houvesse um G-8 no campeonato. Sendo assim, o Galo busca se classificar à Sul-Americana pelo Brasileiro. São seis vagas para times brasileiros na competição: do 8º ao 13º colocados.
Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem 61,6% de chance de terminar o Brasileiro na zona de classificação para a Sul-Americana.
O que o Atlético precisa fazer para se classificar?
Para confirmar a vaga, o Galo precisa vencer o Vasco neste domingo (7/12), na última rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, o alvinegro chegaria aos 48 pontos e não poderia ser alcançado por nenhum outro time que esteja atrás na tabela.
Caso empate, o Atlético terá que torcer para que Santos e Ceará, no máximo, percam ou empatem suas partidas, impedindo que ultrapassem o Galo na classificação.
Em caso de derrota para o Vasco, o Galo precisará torcer para que o Santos também perca na última rodada. Caso contrário, o Peixe ultrapassaria o Atlético em número de pontos e ficaria com a vaga.
Clique aqui e assista na íntegra.
G-8 ainda pode ajudar o Galo
O Atlético ficou de fora da briga pelo G-8, mas, caso ele seja formado, poderá ajudar o Galo em busca de uma vaga na Sul-Americana. Se Fluminense ou Cruzeiro vencerem a Copa do Brasil, uma vaga a mais para a Libertadores seria aberta no Brasileiro, formando o G-8. Porém, com uma vaga extra para a Liberta, outra também seria aberta para a Sul-Americana.
Dessa forma, estariam classificados à Sula do 9º ao 14º colocado do Brasileirão, o que aumentaria as chances de o Galo se classificar para o torneio, mesmo em caso de derrota para o Vasco na última rodada.
Probabilidade de cada time se classificar para a Sul-Americana, segundo a UFMG
- São Paulo: 100%
- Bragantino: 100%
- Corinthians: 98,9%
- Grêmio: 98,4%
- Vasco: 77,5%
- Atlético: 61,6%
- Ceará: 25,4%
- Santos: 20,9%
- Fortaleza: 17,2%
