O astro Lionel Messi vai inaugurar remotamente, neste sábado (13/12), uma estátua de 21 metros em sua homenagem na cidade de Calcutá, na Índia. O evento marca o início de uma turnê de três dias pelo país asiático, que tem mobilizado centenas de milhares de fãs. Por questões de segurança, o camisa 10 não participará presencialmente da cerimônia.
A viagem, chamada GOAT, inclui quatro cidades e pode até render um encontro com o primeiro ministro Narendra Modi. Em Calcutá, foi montado um grande espaço para torcedores, com uma réplica de Messi em um trono e até uma recriação de sua casa em Miami. O escultor indiano Monti Paul levou 40 dias para concluir a estátua, a maior que já produziu.
Em comunicado, Messi destacou o carinho pelas lembranças de sua passagem pela Índia há 14 anos e disse esperar conhecer uma nova geração de torcedores. Após Calcutá, onde fará um breve amistoso, ele seguirá para Hyderabad, Mumbai e Nova Délhi.
A turnê acontece dias depois de Messi conquistar pelo segundo ano seguido o prêmio de MVP da Major League Soccer, impulsionado pelo título do Inter Miami e pela artilharia da liga. Aos 38 anos, o argentino se prepara para liderar novamente a seleção na defesa do título mundial em 2026, na Copa disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.
