Um avião bimotor, modelo King Air, realizou um pouso forçado no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (19/12). O piloto reportou problemas técnicos à torre de comando. O incidente ocorreu nesta manhã. Sete pessoas ocupavam a aeronave. Não há registro de feridos.
A aeronave havia decolado inicialmente da Pampulha e, segundo os registros de voo, chegou a sobrevoar a região do Aeroporto de Pará de Minas. Foi então que o piloto entrou em contato com o controle de tráfego aéreo, informando sobre uma “intercorrência” e solicitando o retorno imediato para a capital.
Ao tocar a pista no Aeroporto da Pampulha para o pouso de emergência, o avião acabou tombando para o lado esquerdo, dinâmica que ainda será investigada pela perícia, mas que pode indicar colapso do trem de pouso.
Equipes de segurança do terminal foram prontamente acionadas e cercaram o local. Devido à posição da aeronave na pista, o aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens durante toda a manhã. Segundo a CCR, que administra o aeroporto da Pampulha, a pista foi liberada às 13h51.
Nota do Aeroporto da Pampulha
A administração do Aeroporto da Pampulha informa que, às 12h38 desta sexta-feira, uma aeronave de aviação geral com sete pessoas a bordo apresentou, preliminarmente, falha durante o pouso, mas não houve feridos.
A aeronave já está em processo de remoção, devidamente autorizado pelo Seripa (Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e a pista de pousos e decolagens será novamente liberada para operações logo em seguida.
