PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Barco para navegação na Lagoa da Pampulha ganha nome; saiba qual

Siga no

A prefeitura destacou que o nome dialoga com a identidade da Pampulha e simboliza um convite para vivenciar o espaço (Arthur Albuquerque/98)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nessa segunda-feira (22/12), o nome do catamarã turístico que vai operar na Lagoa da Pampulha. Batizada de “Capivarã”, a embarcação teve o nome escolhido por votação popular e fará passeios turísticos em um dos principais cartões-postais da capital mineira.

Em publicação nas redes sociais, a prefeitura destacou que o nome dialoga com a identidade da Pampulha e simboliza um convite para vivenciar o espaço de forma mais tranquila, com contemplação da paisagem e conexão com a cidade. Segundo o município, a proposta é oferecer uma experiência que una turismo, afeto e pertencimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O barco foi alugado pela PBH ao custo de R$ 822 mil, conforme contrato assinado em 12 de dezembro, com vigência de 120 dias. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município na última semana. A empresa contratada é o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), vencedor do processo licitatório.

A embarcação será utilizada exclusivamente para atividades turísticas na Lagoa da Pampulha, com operação prevista entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, período considerado de alta demanda turística em Belo Horizonte.

A retomada oficial da navegação foi anunciada em 13 de dezembro, quando o prefeito e representantes da Marinha do Brasil realizaram uma navegação de reconhecimento pelo trajeto que será oferecido ao público.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o Executivo municipal, o projeto foi planejado com critérios de segurança e responsabilidade. A navegação será restrita à lancha da Prefeitura, operada pelo IBGP, e às embarcações da Marinha, sem autorização para outros tipos de barcos.

O projeto piloto terá duração de três meses, com funcionamento de quinta a domingo, três saídas diárias entre 8h e 17h. Cada passeio terá cerca de uma hora, e o catamarã comporta 30 passageiros sentados.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Emive diz que 12 funcionários ainda estavam no prédio quando começou o incêndio na Raja Gabaglia

Supermercados não vão funcionar no Natal e no Ano Novo em BH

Vídeo mostra explosão em subestação da Cemig, na Grande BH

Sol ou chuva? Saiba como fica o tempo em BH durante o Natal

FOTOS: Veja como ficou o prédio que pegou fogo na avenida Raja Gabaglia, em BH

Incêndio atinge subestação da Cemig e mobiliza bombeiros na Grande BH

Últimas notícias

Lula assina indulto de Natal e deixa de fora golpistas presos do 8 de janeiro

Especialista vê ingenuidade em comercial da Havaianas

Com impacto de R$ 4 bi, Anglo American é referência em capacitação e fortalecimento de fornecedores na mineração

Técnico do Atlético detalha uso da base no início do Campeonato Mineiro

Filipe Luís e Abel Ferreira entram na lista dos 10 melhores técnicos do mundo em 2025

Governo Federal autoriza desembarque de Minas Gerais do RRF e adesão ao Propag

Não vem! Talleres encerra negociações com o Atlético por Matias Galarza

Estudo aponta que consumo de cannabis triplicou entre público feminino no Brasil

Copa do Brasil 2026: Minas Gerais tem equipes e fases definidas; Confira