Congonhas entrou para a história da ciência espacial com o lançamento do UaiSat, um satélite desenvolvido em Minas Gerais por pesquisadores da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O projeto foi criado no campus Alto Paraopeba, instalado no município, e marca um avanço importante da pesquisa científica feita fora dos grandes centros do país.
Segundo o Coordenador Laboratório Integrado de Sistemas Espaciais da UFSJ, professor Marcos Tomio Kakitani, esse é o o primeiro satélite integralmente desenvolvido em solo mineiro.
“O lançamento representa um marco histórico e estratégico porque esse é o primeiro lançamento 100% desenvolvido em Minas Gerais e o primeiro desenvolvido por uma universidade brasileira a atingir a órbita. Isso reforça ainda a contribuição e o incentivo pela formação de mão-de-obra altamente qualificada no Brasil dentro da área de tecnologia espacial. É importante destacar, também, a democratização do acesso ao espaço de forma mais barata e ágil, servindo como referência metodológica para futuras missões educacionais de baixo custo”, disse.
A montagem do satélite foi concluída em 2024. Após uma série de testes e certificações, foi possível confirmar o lançamento da estrutura neste mês. Segundo o professor, essa inovação vai captar dados importantes que podem ajudar até mesmo no planejamento do agronegócio.
“O UaiSat possui três funções principais. Coletas de dados para monitoramento e otimização de processos no campo, fornecendo suporte ao agronegócio, monitoramento climático por meio do estudo de raios e tempestades em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o IMP, e validação tecnológica por meio de teste em ambiente espacial do hardware e software do Satellite”, explica o professor.
Nos próximos meses, Congonhas deve receber um Centro de Controle e Missão para acompanhar futuras operações espaciais, o que pode ampliar o uso da tecnologia em educação, pesquisa e no desenvolvimento de soluções para problemas locais. O lançamento está previsto para a madrugada da próxima segunda-feira, dia 12, às 1h47.