O Cruzeiro estreou com derrota no ano de 2026 ao perder por 2 a 1 para o Pouso Alegre, no Mineirão. Mesmo em uma tarde triste para a torcida cruzeirense, o gol da vitória do Pousão traz uma história curiosa por trás.
Gabriel Tota, autor do segundo gol da partida, não disputava um jogo de futebol profissional havia dois anos. O meio-campista foi punido pela FIFA em 2023, quando atuava pelo Ypiranga, do Rio Grande do Sul, e ficou impedido de disputar partidas oficiais por dois anos.
O jogador foi alvo da Operação Penalidade Máxima, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO). Segundo as investigações, Tota aliciava companheiros do Juventude, clube pelo qual atuou em 2022, por intermédio de apostadores.
Durante o período de punição, Tota disputou partidas de futebol amador pelo Brasil, até parar na Kings League, torneio de Fut-7 criado pelo ídolo do Barcelona, Gerard Piqué.
De outubro a novembro do ano passado, o meio-campista disputou a Kings Cup pelo LOUD FC, equipe que pertence ao influenciador digital LOUD Coringa, natural de Belo Horizonte. Tota entrou em campo em sete partidas da Kings League e marcou seis gols. O LOUD FC acabou eliminado pelo Furia FC, que tem Neymar como sócio majoritário.
Aos 24 anos, Gabriel Tota soma apenas 28 partidas como profissional, com sete gols marcados e quatro assistências. Após a punição, o jogador afirmou que tenta retomar a carreira no futebol de campo e ser exemplo de superação para outros atletas.
