O pastor André Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha, teve seu nome incluído nos documentos oficiais da CPMI do INSS, comissão que apura fraudes em benefícios da Previdência Social. A confirmação foi obtida através de registros disponíveis no site do Senado Federal após divulgação de uma lista com outros nomes, feita pela senadora Damares Alves.
Entenda o caso
A divulgação dos nomes ocorreu após um embate público entre a senadora Damares Alves e o pastor Silas Malafaia. Em entrevista recente ao SBT News, Damares afirmou que grandes denominações e lideranças religiosas estariam envolvidas em descontos indevidos em folhas de pagamento de aposentados e pensionistas. “Nós estamos identificando igrejas nos esquemas de fraudes aos aposentados. E quando se fala de um grande pastor, vem a comunidade: ‘Não falem, não digam, não investiguem, porque os fiéis vão ficar muito tristes'”, disse a senadora.
Nessa quarta, Silas Malafaia criticou Damares e afirmou que a declaração da senadora era “conversa fiada”. “Ou a senhora dá os nomes, ou é uma leviana linguaruda. A acusação é grave e séria e dá os nomes também dos líderes que lhe pediram para calar a boca”, disse o pastor em um vídeo intitulado “Silas Malafaia desafia Damares a provar o que fala”.
“Se não tem os nomes e as provas, cale a boca. Se tem, denuncie pelo bem da igreja evangélica. Isso é uma vergonha, um absurdo. A liderança evangélica está indignada com sua postura covarde e vergonhosa. Estou esperando os nome”, continuou Malafaia.
Pouco depois, Damares divulgou uma lista de requerimentos com pedidos de transferência de sigilo de igrejas e convites para depoimentos de pastores.
Na lista está o pastor André Valadão, com três requerimentos:
- Convocação para depoimento (REQ 2638/2025 e 2734/2025)


- Pedido de transferência de sigilo (REQ 2728/2025).

Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master também aparece na lista. Zettel foi preso nesta quarta, na segunda fase da Operação Compliance Zero. Ele foi solto no mesmo dia. Em nota, a defesa de Fabiano Zettel afirmou que o empresário “tem atividades conhecidas e lícitas, sem relação alguma com a gestão do Banco Master” e que a viagem se daria “em razão de negócios”.
Leia a seguir a lista divulgada pela senadora:
Transferência de sigilo
Adoração Church;
Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo;
Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch);
André Machado Valadão;
Igreja Evangélica Campo de Anatote.
Convite
Cesar Belucci do Nascimento, líder religioso;
Péricles Albino Gonçalves, líder religioso;
Fabiano Campos Zettel, empresário e líder religioso;
André Fernandes, líder religioso.
Convocação
André Machado Valadão.