O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu aval para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visite o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na prisão da Papudinha, em Brasília. O encontro está marcado para a próxima quinta-feira.
A autorização marca a primeira reunião entre os dois desde a prisão preventiva de Bolsonaro, no fim de novembro, seguida do início do cumprimento da pena. Também será o primeiro contato após o ex-presidente ter indicado o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho, como pré-candidato à Presidência da República, em dezembro.
Novo pedido
Antes disso, uma visita de Tarcísio chegou a ser agendada para 10 de dezembro, quando Bolsonaro ainda estava em prisão domiciliar. O encontro, no entanto, foi cancelado após a decretação da prisão preventiva, em 22 de novembro.
O novo pedido de visita foi apresentado na segunda-feira pela defesa de Bolsonaro, que está detido desde a última quinta-feira no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), unidade conhecida como Papudinha.
Condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro só pode receber visitas mediante autorização judicial, todas analisadas diretamente por Moraes.
