PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

AtlasIntel: Lula segue na liderança em todos os cenários para presidente

Siga no

(Arquivo EBC)

Compartilhar matéria

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como melhor colocado nos cenários projetados pela pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira, 21, para o primeiro turno das eleições 2026. Em comparação à versão divulgada em dezembro, houve maior oscilação no cenário de uma eventual disputa entre o chefe do Executivo e o senador Flávio Bolsonaro (PL), sem participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Lula tem 48,8% dos votos – eram 48,1% em dezembro de 2025, um crescimento de 0,7 ponto porcentual – e Flávio 35% – eram 29,3% no mês passado, um aumento de 5,7 pontos porcentuais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já considerando um cenário sem a candidatura do “filho 01” do ex-presidente Jair Bolsonaro, a intenção de voto de Lula, para o primeiro turno, seria de 48,5%, contra 28,4% de Tarcísio. Assim como no cenário com Flávio, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aparece em terceiro lugar, com 5% de intenção de voto.

Em comparação ao mesmo cenário, projetado em dezembro, também houve oscilação, menor que na hipótese de disputa de Flávio. Lula oscilou 0,3 pp negativamente e Tarcísio 0,1 pp positivamente.

A pesquisa também avaliou o cenário de uma disputa entre Lula e a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro (PL). Nele, o chefe do Executivo receberia 48,2% dos votos, enquanto Michele, 30,9%, e Caiado, 11,3%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na hipótese de uma disputa sem Michele, Tarcísio ou Flávio, Lula abriria uma distância em relação ao segundo colocado do primeiro turno. A projeção estima que o presidente teria 48,8% dos votos, seguido de Caiado, com 15,2%, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 11,4%, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 9,4%.

Ainda foi avaliado um cenário sem a participação de Lula no pleito. Em seu lugar, foi considerado o nome do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Tanto em uma disputa com Flávio como em uma corrida com Tarcísio, o petista chegaria ao segundo turno mais bem colocado, diz a AtlasIntel.

No cenário com Flávio, Haddad teria 41,5% dos votos, enquanto o filho do ex-presidente, 35,4%. Caiado aparece em terceiro lugar, com 5,2%. Já numa disputa com Tarcísio, o ministro da Fazenda receberia 42% dos votos, contra 28,9% do governador de São Paulo Em seguida, aparece o governador de Goiás, com 5%.

Foram ainda projetadas hipóteses de uma corrida com os mesmos candidatos da eleição de 2022 e uma disputa ampliada, com todos os nomes ventilados, até o momento, como pré-candidatos à presidência. Neste, Lula desponta com 48,4%, seguido de Flávio (28%), Tarcísio (11%), Caiado (2,9%) e Renan Santos, do MBL (29%).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em uma reedição da corrida de 2022, 46,4% dos entrevistados votariam em Lula, 43,4% em Bolsonaro, 3,2 % em Ciro Gomes (PSDB) e 2,3% em Simone Tebet (MDB). Em comparação a dezembro de 2025, houve leves oscilações: Lula tinha 46,7% das intenções de voto, uma queda de 0,3 pp e Bolsonaro 44%, uma redução de 0,7 pp.

O instituto entrevistou 5.418 pessoas, virtualmente, entre 15 e 20 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 1 p.p. para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superiro Eleitoral (TSE) é BR-02804/2026.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

‘Europa começa a perceber que foi excessivamente leniente com os EUA’, avalia cientista político

Julgamento sobre extradição de Carla Zambelli é novamente adiado

Moraes autoriza coronel da trama golpista a reduzir pena com leitura

Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro na Papudinha

Um ano do governo Donald Trump: relembre os principais fatos do 2º mandato

Últimas notícias

Greve dos garis: categoria expõe jornada de 14h, caminhões quebrados e atraso no FGTS

Avião de Trump retorna a base aérea após pane elétrica a caminho da Suíça

Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Will Financeira

América x Atlético: clássico pode marcar reencontro de Scarpa e Willian após caso das criptomoedas

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 55 milhões

Greve dos garis de BH chega ao 3º dia; categoria se reúne com empresa nesta quarta-feira

Hidrelétricas em Minas devem terminar período chuvoso com níveis abaixo de anos anteriores

Salários atrasados? Dívida triplicada? CEO do Atlético esclarece situação financeira do clube

Como Atlético vai pagar as contratações para 2026? CEO explica