PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Coletores e Sistemma chegam a acordo, e greve de garis em BH termina após 3 dias de negociações

Siga no

(Divulgação/PBH)

Compartilhar matéria

A greve dos coletores de lixo de Belo Horizonte chegou ao fim nesta quarta-feira (21/1) com o estabelecimento de um acordo entre os trabalhadores e a Sistemma Serviços Urbanos, terceirizada responsável pela prestação do serviço em parte da cidade.

A paralisação, iniciada na última segunda-feira (19/1), prejudicou a coleta de lixo em bairros das regiões Leste, Nordeste e Noroeste de BH. Com o acordo, o serviço volta ao normal ainda hoje.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o coletor Hugo Santos, um dos representantes do movimento, o sentimento após a definição é de vitória. “A gente tá aqui há dias, guerreando para ter esse reconhecimento de quase 15 anos, e graças a Deus saímos vitoriosos”, diz.

A prioridade agora, segundo ele, é colocar o serviço em dia e recolher as toneladas de resíduos acumulados nas calçadas durante os dias de paralisação.

Em nota, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) afirmou que o serviço de coleta “encontra-se totalmente restabelecido em toda a cidade” e que o lixo acumulado “será recolhido no menor prazo possível por meio de um esquema especial”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entenda

A mobilização que marcou o primeiro dia de paralisação reuniu mais de 100 coletores na sede da Sistemma e foi motivada por denúncias de precarização das condições de trabalho. Entre as principais reclamações estavam o mau estado dos veículos e o atraso no depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os trabalhadores também relataram a inexistência de convênio médico. “Já aconteceu de um amigo nosso da Sistemma morrer trabalhando, uniformizado, sem nenhum acompanhamento médico. A gente está sendo oprimido, não tem voz nenhuma. Se a gente fala, eles viram as costas para nós”, disse Laender Rodrigues, outro representante dos coletores, em entrevista à Rede 98 na segunda.

O impacto da paralisação foi imediato. Apenas no primeiro dia de greve, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estimou que cerca de 603 toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas. Em bairros como o Padre Eustáquio, o acúmulo de resíduos causou transtornos a moradores e comerciantes.

Para reduzir os efeitos da greve, a PBH acionou, na terça-feira (20/1), um plano de contingência coordenado pela SLU. A operação emergencial mobilizou 308 garis e 47 caminhões, entre basculantes e compactadores, oriundos de outros contratos e de recursos próprios da autarquia, com o objetivo de garantir a limpeza mínima nas áreas mais afetadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Acordo

O desfecho do movimento ocorreu após reuniões mediadas pelo Ministério do Trabalho. A Sistemma Serviços Urbanos aceitou as principais demandas da categoria, comprometendo-se a:

  • contratar novos garis e motoristas;
  • depositar o FGTS em atraso;
  • realizar o conserto imediato dos caminhões;
  • implementar convênio médico;
  • conceder vale-combustível para os coletores.

Apesar dos avanços, uma das solicitações da classe não foi aceita pela empresa: a estabilidade provisória aos trabalhadores que participaram da greve.

Pelo acordo, a Sistemma poderá demitir funcionários após 45 dias da assinatura do acordo. Em conversa com a reportagem, coletores relataram medo de represália por parte da terceirizada.

O documento ainda aguarda homologação oficial no Ministério do Trabalho, prevista para a tarde desta quarta, com a validação judicial necessária para a plena aplicação. A Rede 98 tenta contato com a Sistemma Serviços Urbanos. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Mulher tem iPhone arrancado da mão dentro de papelaria no Funcionários e bandidos fogem em moto: ‘absurdamente assustada’

Alerta de tromba d’água: Serra do Cipó fecha 11 cachoeiras e trilhas até sexta-feira

Greve dos garis em BH: reunião no Ministério do Trabalho deve formalizar fim da paralisação nesta tarde

‘Eles não querem deixar lixo amontoado’, diz viúva do coletor Laudemir sobre a greve dos garis em BH

Polícia descobre fábrica clandestina de sabão em pó falso e prende 20 pessoas em Igarapé

Greve dos garis: categoria expõe jornada de 14h, caminhões quebrados e atraso no FGTS

Últimas notícias

Carros elétricos chineses: quem deve ficar no Brasil

Juros, câmbio e fiscal: o que observar nas decisões dos BCs

Setor de pneus perde espaço e aposta novamente em tarifas

Produção da siderurgia cai e expõe perda de competitividade

RH muda de papel em 2026 com avanço da IA nas empresas

Mostra de Tiradentes 2026 começa dia 23 com foco no cinema autoral

Trump cita Lula, mercados reagem e Ibovespa bate recorde

Ibovespa atinge 170 mil pontos impulsionado por fluxo global e força das empresas, avalia economista

Agentes autônomos: Guidance traz para o Brasil as tendências da NRF, maior feira de varejo do mundo