O filme O Agente Secreto confirmou as expectativas e recebeu quatro indicações ao Oscar, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (22/1) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS). O resultado consolida a trajetória internacional do longa, que já figurava na pré-lista de Melhor Filme Internacional e vinha sendo apontado como um dos favoritos após a vitória no Globo de Ouro na categoria.
Além da disputa por Filme Internacional, o longa aparece entre os indicados na principal categoria do prêmio, a de Melhor Filme, e também nas categorias Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator para Wagner Moura.
As indicações são fruto da votação realizada pelos mais de 10 mil integrantes da AMPAS, entre atores, diretores, roteiristas e profissionais técnicos da indústria. Nesta etapa, os votantes participam majoritariamente das escolhas dentro de suas respectivas áreas, com exceção da categoria de Melhor Filme, que é aberta a todos os membros da Academia.
Com direção de Kleber Mendonça Filho, o longa chegou aos cinemas 6 de novembro de 2025 no Brasil e acumula uma extensa lista de prêmios e reconhecimentos internacionais, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Ator para Wagner Moura e de Melhor Filme Internacional.
O Agente Secreto
Ambientado em 1977, o filme acompanha Marcelo, um professor especializado em tecnologia que decide deixar São Paulo e se mudar para Recife na tentativa de escapar de um passado marcado por violência e mistério. Ao chegar à capital pernambucana em plena semana de Carnaval, ele se depara com um ambiente caótico que contrasta com a ideia de recomeço que o motivou. A sensação de perseguição se intensifica quando Marcelo passa a acreditar que está sendo espionado pelos vizinhos, e a cidade que ele imaginava como refúgio se revela um espaço hostil, colocando em xeque sua tentativa de reconstruir a própria vida.
