A influência política no Brasil ganhou um novo termômetro em 2025 — e ele passa diretamente pelo Instagram. É o que mostra o estudo “Top 100 Políticos Brasileiros Mais Influentes no Instagram em 2025”, desenvolvido pela Zeeng, que analisou quase 3 mil políticos, 917 mil publicações e 3,9 bilhões de interações ao longo do ano. O ranking não considera número de seguidores, mas sim a média de engajamento por post, métrica que aponta quem realmente mobiliza, ativa comunidades e pauta o debate público .
No topo do ranking aparece o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), seguido por André Fernandes, Jair Bolsonaro, Lucas Pavanato e Rodrigo Manga, nomes que mostram como o engajamento virou capital político. Segundo a pesquisa, o Instagram se consolidou como arena central da política brasileira.
Na sequência, completando o top 10 estão Erika Hilton, Eduardo Bolsonaro, Lula, Cleitinho Azevedo e Sargento Farhur.
Top 10 Políticos Mais Influentes (Instagram 2025)
Fonte: Estudo Zeeng / Métrica: Média de engajamento por publicação.
O governador de Minas, Romeu Zema, aparece na 34ª posição. Outros nomes da política no estado também aparecem entre os 100 primeiros neste levantamento: André Janones (46º) e Duda Salabert (78º)
Direita engajada
O levantamento revela uma hegemonia da chamada “direita”, que ocupa 69% do ranking, com destaque para o Partido Liberal (PL), responsável por 40% dos perfis mais influentes. Segundo o estudo, o desempenho está ligado ao uso de narrativas diretas, conteúdos altamente “compartilháveis” e ativação constante da base digital. Em contraste, os políticos identificados como “de centro” aparecem com 22% dos nomes e a chamada “esquerda” com 9%, embora concentre figuras com alto poder de mobilização em pautas sociais.
Outro dado relevante é o desequilíbrio de gênero: 80% dos influenciadores são homens e apenas 20%, mulheres. A influência é igualmente concentrada de forma territorial: São Paulo (29%) e Rio de Janeiro (11%) lideram, reforçando o peso do eixo Sudeste, apesar da presença de políticos de 20 unidades da federação.
O Poder Legislativo domina o cenário, reunindo 71% dos perfis mais influentes, especialmente deputados federais. Ainda assim, o estudo mostra que a relevância digital não depende exclusivamente de mandato já que ex-ocupantes de cargos e lideranças sem função eletiva seguem mostrando poder de engajamento.
Distribuição de Influência Digital
*Dados baseados em levantamento de influência digital e engajamento partidário.
