A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciou nessa segunda-feira (26/1) um mutirão de tapa-buracos em pontos considerados críticos de ruas e avenidas da capital. A ação é coordenada pela Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb) e conta com o apoio de 37 caminhões mobilizados para os serviços.
Somente no primeiro dia da operação, foram aplicadas mais de 212 toneladas de massa asfáltica para atender 731 solicitações em todas as regionais da cidade, segundo a prefeitura. As intervenções ocorrem em vias de grande fluxo, como as avenidas Cristiano Machado, Teresa Cristina, Silva Lobo, Professor Mário Werneck, Vilarinho, Silviano Brandão e Pedro II.
De acordo com o subsecretário de Zeladoria Urbana, Maurício Brandão, a intensificação do tapa-buracos tem como objetivo melhorar as condições de tráfego e aumentar a segurança viária. “E reduzir os impactos causados pelo desgaste natural do pavimento, especialmente durante o período chuvoso”, afirmou.
A sinalização das áreas em obras é feita com o apoio da BHTrans, que atua de forma pontual nos trechos interditados parcialmente. Veículos identificados, cones e o estreitamento de pistas são utilizados para garantir a segurança de trabalhadores e motoristas.
Durante os serviços, pode haver redução de velocidade e retenções momentâneas no trânsito.
Segundo a Suzurb, as equipes priorizam os pontos mais críticos da cidade. Demandas devem ser realizadas pelo portal de serviços da PBH, para auxiliar no mapeamento das necessidades e no direcionamento das equipes de manutenção viária.
