Entre um merci e um bon appétit, Erick Jacquin desembarca novamente em Belo Horizonte para transformar a cidade em um cenário de celebração da cultura francesa. Em 14 de março, o jurado do MasterChef volta à capital mineira para a 1ª edição da Festa Francesíssima, festival que promete transformar a Praça da Filarmônica, na região Centro-Sul, em um pedaço da França.
O evento nasce com proposta de unir gastronomia, música e experiências culturais em um único lugar. A programação musical terá a banda Off White, com repertório que vai de The Beatles a Michael Jackson; o violinista Flavio Monteiro; e a cantora Marina Araújo, conhecida pela versatilidade que mistura referências do sertanejo raiz ao R&B internacional.
Os restaurantes participantes ainda estão em fase de definição. Já os ingressos estão à venda pela Sympla, por valores a partir de R$ 30 (primeiro lote).
Veja também
Passagem polêmica
Mais do que um nome de prestígio no cartaz, Jacquin volta a BH em um momento de forte conexão com a cidade. Em janeiro, o chef teve uma passagem intensa pela capital, explorando pontos emblemáticos como o Mercado Central e a Praça da Liberdade. A viagem rendeu elogios à culinária local e até a possibilidade de gravação do MasterChef em Minas.
O retorno também remete diretamente à participação do francês nas gravações do reality Pesadelo na Cozinha. O programa teve como foco o Café Cultura Bar, instalado em um casarão histórico na região Centro-Sul, onde o chef conduziu a consultoria que resultou em mudanças estruturais, administrativas e conceituais do espaço.
A passagem, no entanto, não foi isenta de polêmicas. A produção do programa chegou a pintar a fachada do imóvel tombado sem autorização prévia dos órgãos de patrimônio. Após as gravações, o Café Cultura Bar foi reaberto e repaginado, com nova proposta visual e operacional.
