A primeira morte por dengue em 2026 foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). A vítima é uma mulher com idade acima de 90 anos, que possuía comorbidades, ou seja, outra doença associada. Ela era moradora de Uberlândia, na Região do Triângulo mineiro. Outros seis óbitos estão sendo investigados pela pasta.
Desde o início do ano, Minas registra uma média de 250 notificações por dia. Ao todo, foram computadas 8.745 notificações, sendo que 2.144 foram confirmadas. Dados compilados pela Rede 98 no Painel Arvoviroses do Governo do Estado, mostram que a Região do Triângulo Mineiro concentra o maior número de casos.
Uberlândia é a cidade com o maior número de registros, com 828 notificações. Cidade vizinha, Uberaba, tem 625, e Araguari, 141. No Norte de Minas, ao menos quatro cidades têm mais de 100 casos prováveis. Montes Claros, Januária, Janaúba, e Capitão Enéas.
O alerta também está aceso na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Somente nestes primeiros 35 dias, a capital mineira já tem 702 notificações de dengue. Contagem, computou 257 registros. Betim, Sabará, Ribeirão das Neves, e Ibirité, concentram mais de 100 notificações cada uma.
