A grife italiana Moncler apresentou os uniformes oficiais da delegação brasileira para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. As peças foram desenvolvidas em parceria com o designer brasileiro Oskar Metsavaht, que é diretor da Osklen, e unem referências do esporte de inverno à identidade criativa do Brasil.
Segundo a marca, os looks combinam performance e estilo, refletindo a experiência pessoal de Metsavaht em modalidades de inverno, ao mesmo tempo em que incorporam elementos característicos do país e o DNA de montanha da Moncler. A proposta busca equilibrar funcionalidade e estética em um contexto simbólico, voltado para a apresentação dos atletas ao mundo.
O lançamento também marca um momento significativo para a Moncler no cenário esportivo internacional. Trata-se do retorno da grife ao ápice dos esportes de inverno em um evento olímpico, algo que não ocorria desde 1968, quando a marca vestiu a equipe francesa de esqui nos Jogos de Grenoble.
Olimpíada de inverno
Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina têm início oficial nesta sexta-feira (6/2), na Itália, com a cerimônia de abertura marcada para as 16h (horário de Brasília), no Estádio San Siro, em Milão. A celebração ocorre de forma simultânea também nas cidades de Predazzo, Livigno e Cortina d’Ampezzo e contará com apresentações de artistas como Andrea Bocelli, Laura Pausini, Mariah Carey e o pianista Lang Lang.
Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade participará da cerimônia conduzindo a bandeira olímpica, ao lado de outras personalidades convidadas pelo Comitê Olímpico Internacional. Os porta-bandeiras da delegação brasileira serão Nicole Silveira (skeleton) e Lucas Pinheiro Braathen (esqui alpino).
A Olimpíada de Inverno reúne mais de 3 mil atletas de 90 países ao longo de 15 dias. O Brasil será representado por 14 atletas em cinco modalidades: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. Algumas provas, como curling, hóquei no gelo e snowboard, começaram antes mesmo da abertura oficial.
O país chega com expectativa de medalha inédita após pódios recentes de Lucas Pinheiro Braathen, Nicole Silveira e Pat Burgener em etapas da Copa do Mundo. Até hoje, o melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno foi o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross, em Turim, em 2006.
