PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Toffoli admite sociedade em resort, mas nega pagamentos de Vorcaro

Siga no

A PF informou ter localizado menção ao nome do ministro em mensagem no celular de Vorcaro, apreendido durante busca e apreensão (Rosinei Coutinho/STF)

Compartilhar matéria

O gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli divulgou, nesta quinta-feira (12/2), uma nota em que confirma participação societária na empresa Maridt e nega qualquer relação com o banqueiro Daniel Vorcaro, investigado no inquérito que apura fraudes no Banco Master, posteriormente liquidado pelo Banco Central.

A manifestação ocorre após a Polícia Federal encaminhar ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, pedido para que seja analisada a permanência de Toffoli na relatoria do inquérito. A corporação informou ter localizado menção ao nome do ministro em mensagem no celular de Vorcaro, apreendido durante busca e apreensão. O conteúdo está sob segredo de Justiça. Fachin abriu procedimento interno para avaliar o caso e notificou Toffoli para apresentar defesa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No comunicado, o gabinete informa que a Maridt é uma empresa familiar constituída como sociedade anônima de capital fechado, nos termos da Lei 6.404/1976, devidamente registrada na Junta Comercial e com entrega regular de declarações à Receita Federal. Segundo a nota, tanto as declarações da companhia quanto as de seus acionistas “sempre foram devidamente aprovadas”.

Toffoli integra o quadro societário da empresa, mas, de acordo com o texto, a administração é exercida por parentes do ministro. O gabinete ressalta que a Lei Orgânica da Magistratura (Lei Complementar 35/1979) permite que magistrados participem de sociedades empresariais e recebam dividendos, vedando apenas a prática de atos de gestão, o que, segundo a nota, não ocorre no caso.

A empresa fez parte do grupo Tayaya Ribeirão Claro até 21 de fevereiro de 2025. A saída, conforme descrito, ocorreu em duas etapas: a venda de cotas ao Fundo Arllen, em 27 de setembro de 2021, e a alienação do saldo remanescente à PHD Holding, em 21 de fevereiro de 2025. O gabinete afirma que todas as operações foram realizadas a valor de mercado e devidamente declaradas à Receita Federal, “sem nenhuma restrição”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nota também destaca que a ação relacionada à compra do Banco Master pelo BRB foi distribuída ao ministro em 28 de novembro de 2025, quando a Maridt já não integrava o grupo Tayaya Ribeirão Claro.

Por fim, Toffoli afirma que desconhece o gestor do Fundo Arllen e que jamais manteve relação de amizade, “muito menos amizade íntima”, com Daniel Vorcaro. O ministro declara ainda que nunca recebeu qualquer valor de Vorcaro ou de seu cunhado, Fabiano Zettel.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Caso Master e do INSS começaram em governo que não detectava corrupção, diz ministro da CGU

Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 45%, aponta Genial/Quaest

Justiça Federal rejeita ações contra enredo da Acadêmicos de Niterói sobre Lula

Exclusivo: Simões diz que conselheiro e juiz podem ‘estribuchar no chão’, mas garante criação de escolas cívico-militares

STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente

STJ afasta ministro Marco Buzzi, denunciado por assédio sexual

Últimas notícias

Anvisa suspende 10 lotes de fórmula infantil da Nestlé por excesso de selênio e iodo

Ibovespa bate recorde e PF mira Dias Toffoli

Perdido no Carnaval? Descubra como chegar ao bloco de ônibus sem perrengue

Carnaval transforma BH em cidade para pedestres

Atlético e Cruzeiro voltarão a ser licenciados no game EA Sports FC? Veja o posicionamento dos clubes

Samarco cresce 55% e investe R$ 13,8 bi na retomada

Galípolo: juros altos não são escolha do Banco Central

Como agir nos primeiros 10 minutos de uma crise digital

Aeroporto de Confins ganha cabines de descanso 24h