PUBLICIDADE

Patrocinadores

CDL-BH celebra sucesso do Carnaval 2026 na capital mineira e aponta caminhos para evoluir patrocínios

Siga no

CDL-BH espera que a cidade tenha mais facilidade para conseguir patrocínios para a próxima edição do Carnaval.

CDL-BH espera que a cidade tenha mais facilidade para conseguir patrocínios para a próxima edição do Carnaval.
CDL-BH espera que a cidade tenha mais facilidade para conseguir patrocínios para a próxima edição do Carnaval.

Neste sábado (14/2), primeiro dia oficial do Carnaval 2026, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, celebrou a consolidação da folia mineira como uma das cinco mais cobiçadas do país. Em entrevista à Rede 98, o dirigente destacou o papel da entidade não apenas no patrocínio direto, mas na articulação logística e na segurança para garantir o sucesso do evento. “Andei aqui na rua e vejo as pessoas felizes, as pessoas confraternizando. Essa conquista não foi de graça. Teve muita organização e trabalho”, afirmou Marcelo.

Nesse sentido, a integração entre o comércio e a festa foi um dos pontos altos citados. Uma pesquisa recente da entidade apontou que quase a totalidade dos comerciantes entrevistados planejou aproveitar a movimentação dos foliões. Marcelo ressaltou a mudança de mentalidade dos lojistas, que passaram a oferecer produtos carnavalescos e suporte, como o uso de banheiros mediante cobrança. “O comércio vai aproveitar depois essa movimentação econômica, mas a gente vê já muitos comerciantes que se adaptaram e buscaram essa receita diferenciada”, explicou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, o apoio institucional se estendeu à preservação da tradição e à segurança pública. A CDL-BH aportou R$ 25 mil para o desfile do histórico bloco Leão da Lagoinha e investiu na reforma da Delegacia de Proteção ao Turista, além de doar geradores para bases móveis da Polícia Militar. O presidente também enfatizou as campanhas contra o assédio e a violência contra a mulher, reforçando que o ambiente seguro é fundamental para o turismo. “Se a cidade vai bem, o comércio vai bem. Se o comércio vai bem, a cidade vai bem”, sintetizou.

Planejamento para 2027

Por outro lado, o gestor reconheceu que ainda há espaço para evolução, especialmente na captação de recursos privados. Para a edição de 2027, o objetivo é antecipar as negociações com grandes marcas, ajustando as cotas às exigências do mercado. “O que a gente precisa trabalhar, que não foi bom esse ano, é a questão dos patrocínios. A gente precisa ter uma dedicação diferenciada, começar a tratar isso e buscar os patrocinadores com antecedência”, avaliou o presidente da CDL-BH, indicando que os trabalhos recomeçam já em abril.

Por fim, Marcelo destacou a importância de transformar a visita dos turistas em um relacionamento duradouro com a capital mineira. A estratégia é utilizar a boa experiência do Carnaval, marcada pelo acolhimento mineiro, para atrair visitantes em outras datas comemorativas e eventos religiosos. Segundo ele, a recorrência do público confirma que Belo Horizonte se estabeleceu definitivamente no mapa turístico nacional, impulsionando toda a cadeia de serviços da cidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Siga no

Gustavo Macedo

Jornalista graduado pela PUC Minas em atividade na Rede 98 desde 2023

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Carnaval98

Carnaval de BH amplia vias sonorizadas e telas de LED orientam foliões

Carnaval em Minas: turismo cresce e hotéis lotam no interior

‘Quando Come se Lambuza’, ‘Tchanzinho’, ‘Seu Vizinho’: veja os blocos do Carnaval de BH deste sábado

Copasa distribui água e glitter biodegradável no Carnaval de BH; veja locais

PM mobiliza efetivo total para fazer a segurança do Carnaval

Trânsito em BH tem ruas fechadas para o Carnaval; veja os locais

Agenda Folia

Aplicativo do Banco do Brasil apresenta instabilidade e falhas no PIX neste sábado

Presidente Lula sanciona lei que cria o programa Gás do Povo

Lucas Pinheiro conquista 1° ouro para o Brasil em Olimpíada de Inverno