5 melhores blocos LGBT+ do carnaval de Belo Horizonte

Por

Siga no

Reprodução/Facebook | Truck do Desejo

Compartilhar matéria

Com a estimativa de receber 5 milhões de foliões, de acordo com o Ministério do Turismo, Belo Horizonte deve a ter o terceiro maior carnaval de rua do país, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, ultrapassando a expectativa para cidades como Salvador e Olinda. A folia, em BH, que já está oficialmente aberta desde o dia 4 de fevereiro, contará com enorme diversidade de blocos que agradam diferentes gostos, idades e perfis, deixando essa festa cada vez mais completa.

Para os foliões LGBT+ curtirem o carnaval em segurança, celebrando a vida de cada um, nós fizemos um apanhado com os principais blocos pensados e focados na diversidade. Confira:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

01. Truck do Desejo

Nascido em 2018, cortejando cerca de 10 milhões de foliões no carnaval de 2019, pulando para mais de 30 mil, em 2020. O bloco é fruto de um coletivo de mulheres lésbicas, bissexuais, não-bináries e sapatrans de BH, e tem mais de 100 pessoas na bateria e 50 na ala de dança. Tradicionalmente, o bloco ganha às ruas na terça-feira de Carnaval, pela manhã, com concentração na Avenida Augusto de Lima, esquina com Mato Grosso. No repertório, as artistas mulheres ganham destaque: Cassia Eller, Gal Costa, Maria Bethânia, Duda Beat, entre outras no repertório, que também passeia pelo axé, funk e pela sofrência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

02. Garotas Solteiras

Todo mundo já escutou aquele trecho da música da Beyoncé que fala “all the single ladies, all the single ladies”, né? E é em homenagem a essa música icônica que nasce o bloco Garotas Solteiras, em 2015, o maior bloco LGBT+ do Carnaval de BH, que em sua última edição reuniu mais de 300 mil pessoas na Avenida Brasil. O repertório formado por músicas pop de todas as gerações contagia o público. A cada edição uma diva pop é homenageada – em edições anteriores Beyoncé, Britney Spears, Pabllo Vittar, Lady Gaga e Elza Soares -, sendo a agraciada da vez a cantora Rihanna, que teve seu comeback anunciado para este ano.

03. Abalô-caxi

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Criado com o nome de Alô, Abacaxi, em 2017, o bloco tropicalista passa a ser chamado Abalô-caxi, em 2023, e aguarda mais de 60 mil pessoas, na Região Central de BH. A pauta LGBT+ e de dar voz para as minorias sempre foi a tônica do bloco, que desfila com cerca de 200 pessoas na bateria, e embala o público com muitos hits da MPB e da tropicália. Tradicionalmente, o cortejo ocorre na manhã de domingo de carnaval, a partir das 8h.

04. @bsurda

A @bsurda é uma festa bastante conhecida pelo público LGBT+, em BH, e também ganhou as ruas do carnaval da cidade. O @bsurda vai abrir os blocos LGBT+ da cidade, saindo no próximo domingo, dia 12 de fevereiro, na parte da tarde. A concentração do bloco será às 13h30, com saída às 15h, debaixo do viaduto Santa Tereza, passando pela Afonso Pena, com dispersão em frente à prefeitura, às 20h. O repertório é construído com bastante pop nacional e internacional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

05. Fecha A Santa

Enquanto o @bsurda abre o carnaval do público LGBT+, o Fecha A Santa marca o encerramento da folia, tradicionalmente nas quarta de cinzas. O bloco funciona como uma grande reunião e celebração, organizada pela Frente Autônoma LGBT e o coletivo Beijo no Seu Preconceito, que junta todo o pessoal do “Angola Janga”, “Abalô-caxi”, “Corte Devassa” e “Garotas Solteiras” para um grito coletivo contra a homofobia e a transfobia. O repertório inclui pop nacional e internacional, além dos hinos dos blocos ali reunidos.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Marcas mais lembradas no Carnaval de BH são bebidas, aponta pesquisa da Sponsorize

Damião rebate críticas sobre megashows na folia de BH: ‘Nosso Carnaval não tem abadá’

Carnaval de BH bate recorde de foliões nas ruas, com mais de 6 milhões de pessoas

Pós-Carnaval de BH tem ‘queimão’ de bebidas nos blocos

Canto da Alvorada e Bacharéis do Samba são as campeãs do Carnaval de 2025

Carnaval de 2025 leva 6 milhões de pessoas às ruas em BH; Governo de MG faz balanço da folia

Últimas notícias

BH pode registrar pancadas de chuva nesta sexta-feira; veja a previsão para o fim de semana

Receita iguala fintechs a bancos após operação da PF contra o PCC

Com agenda em Contagem e Montes Claros, Lula visita Minas pela 6ª vez nesta sexta-feira

Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF na próxima terça-feira (2/9)

Bispo de BH é nomeado pelo Papa Leão XIV para órgão do Vaticano

Maioria do STF decide manter prisão de Robinho

Quando Sinisterra estreia? Leonardo Jardim esclarece situação do atacante

Zema rebate Lula após críticas por ‘falsa humildade’

STF mantém limitação de créditos de IPI para indústrias na etapa inicial da cadeia produtiva