Uma das patrocinadoras do Carnaval de BH em 2025, a CDL-BH (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) defende que a folia seja ainda mais acolhedora tanto para os foliões quanto para aqueles interessados em fechar negócios no período de festa. O presidente da instituição, Marcelo Souza e Silva, esteve no BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH e contou como a CDL-BH se mobiliza para tornar a cidade mais receptiva e mais competitiva para os empreendedores.
“A CDL-BH entendeu, ao longo desses anos, mas agora de forma mais efetiva, que o que precisa melhorar para o Carnaval ser cada vez mais acolhedor em BH é a estrutura. A estrutura precisa ser muito bem feita. Então esse apoio a CDL faz diretamente com a prefeitura juntamente com uma grande marca de bebidas que é a Ambev, que é outra patrocinadora do Carnaval de BH”, explica Marcelo.
O presidente da CDL-BH também reforça que o empreendedorismo na folia é outro foco da instituição. Marcelo acredita que com a estrutura bem feita as oportunidades e dinâmicas de trabalho para os empreendedores também melhoram. “A estrutura tem que estar bem, o ambiente tem que estar bem. As pessoas têm que vir, se divertir, com segurança. E aí sim aproveitar de todas as maneiras o Carnaval, inclusive nos negócios”, diz.
“A gente tem [CDL-BH] esse incentivo aos empreendedores que querem trabalhar de forma diferenciada. A CDL conseguiu pelo terceiro ano uma autorização da prefeitura para que lojistas que não tenham na sua atividade econômica normal a venda de bebidas que ele possa também comercializar o banheiro, que é um item, que é uma dificuldade, né, para os foliões, então dá um conforto diferenciado”, explica o presidente da CDL-BH.
“Então, lojistas que não abrem seu comércio ou sua loja ali no período do Carnaval, para ganhar ou ter a sua renda, ele pode aproveitar de outra maneira, desde que tenha o cadastro. Então, ele vai poder vender bebidas lacradas, sem sem vidro. Ele vai poder vender, né, de forma, entre aspas, o banheiro. Muita gente faz isso e tem uma renda boa. E nesse ano uma novidade, adereços também poderão ser comercializados”, conta.
“Tem que ter um cadastro, tem todo um regramento, mas é uma evolução. O que você aproveita no período de Carnaval, você pode repercutir isso o ano todo. O Carnaval é um grande impulsionador, e você entendendo o seu negócio, o que que isso pode movimentar. E movimenta muito. Então, essa é a visão geral que a gente tem para que a gente possa fazer esse apoio de maneira diferenciada numa festa tão bonita e tão respeitada em todo Brasil”, finaliza.
BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH
Com apresentação de Leandro Nassif e Beatriz Pinho, o BloCast 98 reúne em episódios temáticos nomes que já são figurinha carimbada na folia belo-horizontina. Por meio de bate-papo descontraído, convidados e apresentadores discutem, analisam e celebram o renascimento da folia em BH. Tem Banda Mole, Escolas de Samba, Então, Brilha!, Praia da Estação, Insanidade, Alcova, Xá de Cana, Estação Carnaval, CDL/BH e muito mais esperando por você.
Lembra daquela máxima: ‘a gente podia sair pelado em BH no carnaval, já que não tinha ninguém nas ruas’? Pois bem, é passado.
Com expectativa de receber cerca de 6 milhões de pessoas em 2025, a folia na capital mineira rende assunto ‘de outros carnavais’. O protagonismo das escolas de samba e blocos pioneiros, a desordem criativa e tantas outras camadas da folia em Belo Horizonte são abordadas ao longo dos episódios, tudo isso do jeito que só a 98 faz.
Quer mais? O BloCast 98 também convida especialistas em saúde e alimentação para garantir que os foliões mais intensos ‘sobrevivam’ aos dias de festa, além de falar da economia criativa que gera muita grana na cidade. É conteúdo que não acaba mais. E é por isso que no BloCast 98 a turma enche a boca para falar do Carnaval de BH. Veja abaixo os episódios já disponíveis:
EP 1 – Carnaval das Multidões
Ep 2 – Carnaval além dos Blocos
Ep 3 – Manual de Sobrevivência no Carnaval de BH
EP 4 – Carnaval para todo mundo em BH
EP 5 – Carnaval e economia em BH
O BloCast também está no Spotify, no TikTok e em todas as redes sociais da 98, então nos vemos por aí!