“A chinela vai cantar”. Você provavelmente já deve ter ouvido essa expressão. Pois no Carnaval de Belo Horizonte, quem canta é a chinelada do bloco Havayanas Usadas, na próxima segunda-feira (3/2) de Carnaval.
Em seu oitavo ano de existência, o bloco traz como tema “Eles não ligam pra gente”, tradução literal da música de protesto “They Don’t Care About Us“. A faixa de Michael Jackson foi feita em parceria com o Olodum e gravada no Pelourinho, em Salvador, há 30 anos.
O vocalista e organizador do grupo Heleno Augusto conta que a intenção do desfile é celebrar esse encontro entre o passado e o presente, a ancestralidade e a modernidade, e refletir as questões políticas que permeiam o tema.
“A gente está trabalhando o afropop brasileiro e a (cantora e ministra da Cultura) Margareth Menezes. É uma música que fala de violência policial, fala de injustiça; A gente está homenageando o reggae nesse encontro. O Olodum com as suas cores, a gente descobriu que tem uma coisa ligada à Etiópia”, explica.
No embalo do afropop e da percussão do Olodum, o Havayanas também homenageia os 50 anos do Ilê Aiyê, considerado o bloco mais antigo do Carnaval de Salvador. Além disso, Sandra Sá é a convidada que abrilhantará ainda mais o cortejo. “Do soul, do pop brasileiro, da música negra. É uma das maiores representantes dos anos 80, e a gente resolveu trazê-la para participar”, pontua Heleno.
O vocalista ainda ressalta que toda a preparação do grupo, do tema e do espetáculo, tem como objetivo de fazer as pessoas pensarem e construírem memórias na festa. Para Heleno, o momento de fuga do cotidiano no Carnaval, proporciona para os foliões, o que ele considera como sinônimo do Havayanas Usadas: a alegria.

Data: 03/03/2025
Concentração: 9h
Endereço: Av. Andradas, 3700