Procurando acessórios ou aquele “look” para entregar tudo nos dias de folia? Em Belo Horizonte o destino é certo, a Estação Carnaval. O nome já diz muito, mas em detalhes: é a primeira loja colaborativa do Brasil a reunir em um só lugar vários elementos carnavalescos, de brincos a roupas, para deixar os foliões ainda mais no clima da festa. Ah, e tem mais: a iniciativa é totalmente fomentada por empreendedoras locais.
Flávia Ruas, empreendedora da Estação Carnaval, esteve no BloCast98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH e contou como a loja colaborativa surgiu. Já são sete carnavais e mais de R$ 1,5 milhão movimentados em produtos temáticos, o que ajuda a impulsionar a economia criativa na cidade.
“A Estação Carnaval é a primeira loja colaborativa de Carnaval do Brasil. O projeto começou no final de 2017, então aí já são sete anos de Carnaval, né? Já são muitas temporadas de Carnaval”, conta Flávia. “Somos duas marcas sócias atualmente, a minha marca de roupa e a marca da Paula, de glitter. A Paula trouxe essa ideia: um lugar onde as pessoas podem encontrar tudo de Carnaval que elas precisam para se montar”, explica.
“A partir disso, passamos a convidar outras marcas. Na edição deste ano somos cerca de 25 marcas locais fomentadas por mulheres, o que é uma coisa muito legal. A Estação Carnaval é um projeto desenvolvido por mulheres e que fomenta outras marcas femininas de economia local”, celebra.
Além de vender os itens da folia, a Estação Carnaval também orienta o grupo formado pelas empreendedoras a respeito das tendências observadas para a festa. Sessões de fotos são realizadas para que os produtos possam ser trabalhados nas redes sociais. Flávia diz que a colaboração gera uma forte conexão entre as mulheres.
“Então, é, acontece uma uma conexão muito forte assim com as marcas, sabe? E é muito legal a gente entender esse pioneirismo desse ponto de venda, ponto de encontro de tantas mulheres criativas, artesãs que estão ali desenvolvendo seus trabalhos”, diz.
Leques, bodys, brincos, tiaras. A lista de produtos ofertada pela Estação Carnaval é extensa. A loja fica na avenida Álvares Cabral, 348, Centro, e funciona de segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábado e domingo, das 9h às 14h.
BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH
Com apresentação de Leandro Nassif e Beatriz Pinho, o BloCast 98 reúne em episódios temáticos nomes que já são figurinha carimbada na folia belo-horizontina. Por meio de bate-papo descontraído, convidados e apresentadores discutem, analisam e celebram o renascimento da folia em BH. Tem Banda Mole, Escolas de Samba, Então, Brilha!, Praia da Estação, Insanidade, Alcova, Xá de Cana, Estação Carnaval, CDL/BH e muito mais esperando por você.
Lembra daquela máxima: ‘a gente podia sair pelado em BH no carnaval, já que não tinha ninguém nas ruas’? Pois bem, é passado.
Com expectativa de receber cerca de 6 milhões de pessoas em 2025, a folia na capital mineira rende assunto ‘de outros carnavais’. O protagonismo das escolas de samba e blocos pioneiros, a desordem criativa e tantas outras camadas da folia em Belo Horizonte são abordadas ao longo dos episódios, tudo isso do jeito que só a 98 faz.
Quer mais? O BloCast 98 também convida especialistas em saúde e alimentação para garantir que os foliões mais intensos ‘sobrevivam’ aos dias de festa, além de falar da economia criativa que gera muita grana na cidade. É conteúdo que não acaba mais. E é por isso que no BloCast 98 a turma enche a boca para falar do Carnaval de BH. Veja abaixo os episódios já disponíveis:
EP 1 – Carnaval das Multidões
Ep 2 – Carnaval além dos Blocos
Ep 3 – Manual de Sobrevivência no Carnaval de BH
EP 4 – Carnaval para todo mundo em BH
EP 5 – Carnaval e economia em BH
O BloCast também está no Spotify, no TikTok e em todas as redes sociais da 98, então nos vemos por aí!