Basta ouvir a marcha imperial e todos já sabemos: o império contra-ataca. Mas, no Carnaval de BH, ele encontra resistência. É que o bloco Unidos do Estrela da Morte reúne personalidades de toda a galáxia pelo bem da folia.
Com cortejo marcado para o sábado de Carnaval (1º), o bloco promete fazer a alegria dos fãs de Star Wars e da cultura pop. Durante participação no BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH, Caroline Agatha contou o que os foliões podem esperar da festa este ano.
“Todo ano a gente tem uma marchinha autoral, a gente pega dentro do tema de StarWars mesmo. Além disso, temos músicas de cinema, jogos, de séries. Tem Sonic, Rei Leão, Game of Thrones, Mário. Temos também várias paródias, pegamos Macarena e transformamos em Mandalorian”, conta Caroline.
Além de levar a cultura nerd para as ruas de BH, o Unidos do Estrela da Morte também realiza oficinais com materiais reciclados ao longo do ano. Embalagens são transformadas em instrumentos e no dia do cortejo as crianças são convidadas a participar tocando. Outra iniciativa é a oficina de maquiagens em que integrantes do bloco proporcionam pinturas faciais para a garotada curtir a folia ainda mais no clima.
Outra marca do Unidos do Estrela da Morte é a realização de flashs mobs. No ano passado, o bloco se mobilizou pela causa LGBTQIA+ e contou com uma ala de leques. Neste ano, uma nova mobilização será realizada. Caroline soltou um spoiler, um Darth Vader tocando rock estará por lá, mas outros detalhes apenas no dia do cortejo.
BloCast 98 – Enchendo a Boca para falar do Carnaval de BH
Com apresentação de Leandro Nassif e Beatriz Pinho, o BloCast 98 reúne em episódios temáticos nomes que já são figurinha carimbada na folia belo-horizontina. Por meio de bate-papo descontraído, convidados e apresentadores discutem, analisam e celebram o renascimento da folia em BH. Tem Banda Mole, Escolas de Samba, Então, Brilha!, Praia da Estação, Insanidade, Alcova, Xá de Cana, Estação Carnaval, CDL/BH e muito mais esperando por você.
Lembra daquela máxima: ‘a gente podia sair pelado em BH no carnaval, já que não tinha ninguém nas ruas’? Pois bem, é passado.
Com expectativa de receber cerca de 6 milhões de pessoas em 2025, a folia na capital mineira rende assunto ‘de outros carnavais’. O protagonismo das escolas de samba e blocos pioneiros, a desordem criativa e tantas outras camadas da folia em Belo Horizonte são abordadas ao longo dos episódios, tudo isso do jeito que só a 98 faz.
Quer mais? O BloCast 98 também convida especialistas em saúde e alimentação para garantir que os foliões mais intensos ‘sobrevivam’ aos dias de festa, além de falar da economia criativa que gera muita grana na cidade. É conteúdo que não acaba mais. E é por isso que no BloCast 98 a turma enche a boca para falar do Carnaval de BH. Veja abaixo os episódios já disponíveis:
EP 1 – Carnaval das Multidões
Ep 2 – Carnaval além dos Blocos
Ep 3 – Manual de Sobrevivência no Carnaval de BH
EP 4 – Carnaval para todo mundo em BH
O BloCast também está no Spotify, no TikTok e em todas as redes sociais da 98, então nos vemos por aí!