O fotógrafo André Berlinck, que reside no distrito de Pedra Menina, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, fez um registro inusitado na madrugada do último domingo (11/01). Enquanto fazia imagens do céu da varanda da própria casa, André percebeu objetos em movimento nos ares, o que o motivou a iniciar uma gravação do momento.
O conteúdo registrado foi publicado pelo fotógrafo no YouTube. Em entrevista exclusiva à Rede 98, ele revelou a crença de que se trate de OVNIS (objetos voadores não identificados). “Quando começou a aparecer luzes que eu falei ‘cara, isso aqui não está normal’. Depois, fui acordar minha esposa para mostrar para ela o que estava acontecendo”, disse André.
Questionado sobre a possibilidade dos objetos serem satélites, o fotógrafo reforçou que a experiência vivida no último final de semana foi diferente de avistar estações e cápsulas espaciais ou corpos celestes. “Eu sabia que aquilo não era satélite. Eu conheço Starlink. Então tem muita gente falando as coisas, mas assim, eu não tenho interesse em convencer ninguém”, afirmou.
André, portanto, ainda defendeu que os objetos possam ser de seres extraterrestres e mencionou o avanço exponencial da tecnologia para justificar a tese. “Acho muito medieval a gente pensar que somos só nós no universo. Por que a gente não pode acreditar que tem uma tecnologia muito superior à nossa se nós mesmos estamos ultrapassando tecnologias de uma forma muito rápida?”, questionou.
Relatos de pilotos
Após a divulgação do vídeo, Andre teve contato com dois pilotos que manifestaram acreditar na tese de que os objetos eram OVNIS, e não satélites. Segundo o fotógrafo, um dos profissionais da aviação, inclusive, estava voando próximo da região e ficou admirado com o registro.
André revelou o recado que recebeu do comandante. “Ele estava fazendo um voo de Brasília para Porto Alegre. Depois, ele me falou: ‘A gente também avistou à noite por um bom tempo e foi a coisa mais incrível que eu vi. Nesses 40 anos de aviação, eu tive dois avistamentos, esse é um deles. Guarde esses arquivos com muito carinho’”.
