Estado da Arte: exposição sensorial recria imaginário mineiro no Expominas

Siga no

Exposição no Expominas traz quadros, pinturas, esculturas, projeções e mais (Foto: Divulgação/Acervo Galeria Lemos de Sá)

Compartilhar matéria

Está disponível no Expominas, em Belo Horizonte, a mostra gratuita “Estado da Arte”, até esta sexta–feira (30/5). O evento busca recriar o imaginário mineiro por meio de uma exposição sensorial, mergulhando nas paisagens, sabores, sons e memórias afetivas de Minas Gerais.

A iniciativa tem como estrutura a literatura, a gastronomia e a arquitetura, em um percurso imersivo por símbolos mineiros. A mostra procura apresentar uma maneira única de passear por Minas e seus ícones por meio de instalações interativas que conectam as diversas expressões culturais do estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O objetivo da junção de várias linguagens artísticas é destacar as raízes que conectam os mineiros à sua terra, despertando no público um sentimento de pertencimento e identidade.  Estado da Arte ficará disponível no foyer do Expominas, de 9h às 19h, com horários reservados para estudantes (ingressos gratuitos aqui).

Artistas selecionados contribuem para MG

A curadoria do projeto buscou reunir profissionais de diferentes áreas da cultura. Foram levados em consideração as vivências, experiências e a contribuição que cada olhar traz para seus variados espaços. A seleção reúne artistas como Fernanda Vianna, Maurício Tizumba, Chico Mendonça, Marcos Lontra, entre outros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A mostra mistura arte e tecnologia por meio de projeções do Barroco Mineiro e do Patrimônio Histórico, com trilha sonora assinada pot Tattá Spalla. O cinema e as artes cênicas ganham destaque por meio de citações, e homenagens ao Clube da Esquina, Grupo Corpo, Congado e Giramundo também recebem espaço.

Além disso, o projeto apresentará uma estrutura de lojas no Espaço Origem Minas, do Sebrae, e livros de receitas serão resgatados. No setor Artes Urbanas, DMS e Fênix farão grafites exclusivos para o evento. Confira abaixo o que vai rolar na mostra.

Espaços da exposição

Entrada: Mar de Montanhas

Guimarães Rosa recepciona o público com um portal poético que prepara para o restante da mostra. Um cenário de relevo imponente e paisagens que parecem respirar história e mistério, representado por grandes painéis. Dentro do Mar de Montanhas, os visitantes são conduzidos a uma jornada de sentidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Praça

Espaço onde o público é convidado a desacelerar, conversar e contemplar. Lá, os sentidos dos visitantes são despertados pela música, gastronomia, arquitetura e literatura. A área é inspirada nas tradicionais praças das cidades de Minas Gerais e homenageia o cotidiano mineiro como ponto de encontro e memória.

Estação da música

A seção é uma espécie de tributo vivo à música mineira: diversa, ancestral e coletiva. Nesse ambiente, o público é convidado a ouvir com o coração e enxergar com os pés. Uma animação conduz a jornada sonora por diferentes momentos da história musical do estado, desde o período barroco até os ritmos atuais.

Coreto

Considerado um dos elementos mais emblemáticos da exposição, o Coreto é ornamentado com frases do clássico “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. O espaço convida à reflexão sobre a linguagem e a potência da literatura mineira, além de homenagear o autor e representar o coração da vida comunitária.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Casa das Boas–Vindas

A casa homenageia a gastronomia mineira, com um fogão de lenha acesso e utensílios de cozinha dispostos. Com curadoria do chef Felipe Rameh e da atriz Zora Santos, o espaço convida o público a uma experiência que desperta os sentidos, seja pelo cheiro do café coado e dos temperos, seja pelo artesanato disposto no local.

Casa das janelas

Espaço dedicado à literatura que revela Minas por meio de palavras, paisagens e sentimentos. O ambiente é inspirado no poema “Janelas”, de Adélia Prado, e pela prosa de Guimarães Rosa, e convida o público a olhar o estado com outros olhos – mais poéticos e mais sensíveis.

Imersão Barroca

O ambiente é inspirado na Capela do Largo do Santo Antônio, na Prainha de Mariana, e oferece uma experiência imersiva que reverencia a grandiosidade do barroco mineiro. O espaço possui projeções de afrescos, entalhes em pedra–sabão e detalhes em madeira folheada a ouro, recriando o esplendor de oito igrejas históricas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pintura e escultura

Quatro galerias que têm como ponto de partida a obra seminal de Amílcar de Castro, importante nome na arte brasileira. O espaço propõe um diálogo entre diferentes escolas, estilos e gerações de artistas que ajudaram a construir a identidade visual de Minas Gerais. A mostra tem curadoria de Marcus Lontra.

Patrimônio Histórico

O módulo “O Grande Encontro” propõe uma imersão sensorial profunda pelo patrimônio cultural mineiro, revelando–o como fruto de um elo indissociável entre ser humano e natureza. A mostra evidencia como o legado mineiro foi moldado por uma interação contínua, criativa e sensível com o território.

Cinema

O espaço dedicado ao Cinema tem como objetivo valorizar o vasto universo audiovisual produzido em Minas, apresentando um olhar especial para as obras cuja primeira janela costuma ser a sala escura para depois ganhar o mundo nas plataformas de streaming.

Cenas mineiras

O espaço dedicado ao teatro e à dança celebra ícones e companhias que marcaram a cena artística de MG. Com curadoria da atriz Fernanda Vianna, o módulo faz um mergulho na alma cênica do estado, com homenagens ao Grupo Galpão, Giramundo e Grupo Corpo, por exemplo.

Arquitetura

A arquitetura urbana é o fio condutor desse ambiente, que estabelece um diálogo entre passado e presente a partir de Mariana, a primeira cidade planejada de Minas Gerais, e Belo Horizonte, a capital moderna. O espaço possui curadoria de João Uchôa e utiliza mapas, plantas e fotografias.

Literatura

Realismo Fantástico
Um livro de grandes dimensões será dedicado à obra do autor Murilo Rubião, que teve grande impacto na literatura brasileira. Embora sua produção tenha sido pequena em volume, é enorme em originalidade e relevância. O mineiro foi amplamente conhecido no Brasil nos anos 1970, quando uma coletânea de seus contos ganhou as prateleiras.

Palco da Literatura
Espaço que celebrará a produção literária de Minas Gerais, destacando autoras com poderosos olhares sobre a condição humana, como Conceição Evaristo, Carolina de Jesus, Adélia Prado, Carla Madeira e Lúcia Casasanta. O palco também é um convite à reflexão.

Artes Urbanas

O setor apresenta uma seleção de artistas de trajetória marcante e notória contribuição na cena da arte urbana. Com curadoria de Juliana Flores, o espaço propõe um diálogo entre as obras de DMS, artista com quase 25 anos de graffiti, e Fênix, nova expoente da arte urbana mineira.

Mostra Estado da Arte

Data: até 30 de maio
Horário: 9h às 19h
Local: Expominas | Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira (Foyer)
Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/exposicao-estado-da-arte/2956495

Compartilhar matéria

Siga no

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e produtora multimídia da Rede 98 desde 2024. Foi repórter no Portal BHAZ de 2020 a 2024. Participou de três reportagens premiadas pela CDL/BH (2021, 2022 e 2024); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Agenda

Brumadinho recebe festival gratuito com teatro, circo e rodas de samba

Belo Horizonte e outras 14 cidades estão na rota da Temporada França-Brasil

Arraial de Belô terá shows de Fafá de Belém, Naiara Azevedo e mais

Concorra a ingressos: Nitro Circus em BH no dia 20 de junho

Festas juninas em BH: confira ‘arraiás’ para curtir neste fim de semana

BH vai receber festival gratuito de cafés especiais neste sábado

Últimas notícias

STJ reduz multa milionária por atraso em reparo ambiental de posto de combustível

Anglo American fortalece o turismo em Conceição do Mato Dentro e região; conheça as iniciativas

Colégios e figuras públicas de BH lamentam morte de Kafunga, ex-coordenador do Santo Antônio

Simões critica Lula e diz que diplomacia não se faz pela internet: ‘Deixe o Itamaraty trabalhar’

Simões mira cargo de governador em 2026: ‘pronto para o desafio’

De olho nas eleições, Simões prega união do centro-direita e ataca ‘grupo de Pimentel’

Em Minas, Lula manda novo recado para Trump: ‘imperador do mundo nós não queremos’

Minas anuncia mais de R$ 300 mi para garantir água e esgoto até 2033, especialmente no Norte

Manutenção da Copasa pode deixar 400 bairros sem água em BH e outras 16 cidades; veja lista