Belo Horizonte e outras 14 cidades estão na rota da Temporada França-Brasil

Siga no

Temporada França -Brasil 2025 trará 300 atrações, entre exposições, encontros e shows (Foto: Agência Brasil/Tela Galeria Superfície)

Compartilhar matéria

A Temporada França–Brasil 2025 promoverá 300 atrações em quinze cidades brasileiras, incluindo Belo Horizonte. A programação incluirá encontros, shows, exposições, música, gastronomia, cinema e fóruns. Os eventos ocorrerão entre agosto e dezembro, com o objetivo de aproximar os dois países por meio da cultura.

No primeiro semestre deste ano, o território francês recebeu a Temporada Brasil–França, com uma programação totalmente brasileira. Agora, será a vez das atrações francesas. Segundo o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, a temporada marca os 200 anos de relações diplomáticas entre as duas nações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nossos dois países nunca tiveram conflitos, são relações recíprocas. Na base dessa admiração recíproca está a vida intelectual, a vida artística, a vida cultural. Nossos artistas, intelectuais, filósofos, se inspiraram uns nos outros durante essas décadas, desde o início de nossas relações”, declarou o embaixador.

Produções de territórios ultramarinos

Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, São Luís, Teresina, João Pessoa e Macapá são as cidades que receberão a programação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nesta temporada, os temas prioritários definidos pelos presidentes Lula (PT) e Emmanuel Macron são: a diversidade e sociedades e diálogo com a África; democracia e Estado de direito; e clima e transição ecológica.

De acordo com a comissária geral da Temporada França–Brasil 2025, Anne Louyout, o objetivo é apresentar ao Brasil uma França que muitas vezes não é conhecida. Dessa forma, produções de territórios ultramarinos franceses, como Guadalupe, Martinica e Guiana Francesa estão incluídas na programação.

“Queríamos mostrar no Brasil culturas francesas que vocês ainda não conhecem muito bem. São as culturas que vêm do Caribe francês. São culturas que vem de um território muito vizinho do Brasil”, disse a comissária geral.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A programação completa deve ficar disponível até o dia 15 de agosto, porém, alguns destaques já foram divulgados. Em Belo Horizonte estão confirmados um espetáculo da Companhia Circus Baobab e a exposição Niki de Saint Phalle.

Conforme o embaixador brasileiro e diretor do Instituto Guimarães Rosa, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, Marco Antonio Nakata, esta temporada deverá trazer muitos frutos para o Brasil. Destacam–se novas parcerias e um incremento no turismo.

Temporada França–Brasil 2025 em BH

Yongoyéli – Companhia Circus Baobab

BH receberá a 23ª edição do Festival Mundial de Circo, entre 9 e 17 de agosto, com espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, mostra, exposições e feiras. Dentro da programação, haverá o espetáculo Yongoyéli, da Companhia Circus Baobab, no Teatro Sesiminas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A apresentação busca transmitir a fúria das ruas de Conacri, a vida cotidiana de um punhado de mulheres e homens que, entre poeira e blocos de concreto, música e canto, gritos e danças, nos contam, por meio de truques de circo, sua esperança por uma vida melhor.

Endereço: Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia

Exposição Niki de SaintPhalle

A Casa Fiat de Cultura receberá a exposição Niki de Saint Phalle, entre 2 de setembro e 2 de novembro. A mostra reunirá 67 obras da artista franco–americana, com curadoria de Hélène Guenin e Olivier Bergesi. Serão reunidas esculturas, assemblages, as “Nanas” e obras como Assemblage painting.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A exposição dá destaque à relação da artista com temas como emancipação feminina, direitos LGBTQIAPN+ e racismo. Autodidata e inovadora, Niki usou a arte como cura e denúncia.

Endereço: Praça da Liberdade, 10 – Funcionários

Com informações de Agência Brasil

Compartilhar matéria

Siga no

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e produtora multimídia da Rede 98 desde 2024. Foi repórter no Portal BHAZ de 2020 a 2024. Participou de três reportagens premiadas pela CDL/BH (2021, 2022 e 2024); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Agenda

Brumadinho recebe festival gratuito com teatro, circo e rodas de samba

Arraial de Belô terá shows de Fafá de Belém, Naiara Azevedo e mais

Concorra a ingressos: Nitro Circus em BH no dia 20 de junho

Festas juninas em BH: confira ‘arraiás’ para curtir neste fim de semana

Estado da Arte: exposição sensorial recria imaginário mineiro no Expominas

BH vai receber festival gratuito de cafés especiais neste sábado

Últimas notícias

Rubens, Cuello e Jr. Santos não viajam e desfalcam Galo na Sul-Americana

Lei de Reciprocidade Comercial: entenda norma regulamentada por Lula

MG se prepara para escolher o melhor queijo artesanal; saiba como se inscrever

Caixa libera abono salarial para nascidos em setembro e outubro

Para câmaras de comércio, tarifa de 50% afeta economia norte-americana

William retorna aos treinamentos e pode ser opção contra o Fluminense

Preço do leite cai pelo segundo mês seguido e acende alerta em Minas Gerais

Atlético vai acertar salários atrasados nesta quarta-feira (15/7)

COP30: Brasil passa a emitir visto eletrônico para participantes estrangeiros