O Matula 98 deste sábado (12/04) celebra a mineiridade – esse jeitinho único de ser mineiro que mistura tradição, acolhimento, boa prosa, humor e, claro, muita comida boa. Para falar sobre o tema, o programa recebe duas convidadas que entendem do assunto: Sandrinha, do perfil @pan.diprato, e Ana Gabi, chef à frente do restaurante Trintaeum.
Com uma longa trajetória na gastronomia e passagens por grandes restaurantes, Ana Gabi comanda uma cozinha mineira autoral, que preserva os sabores e ingredientes tradicionais de Minas, mas com uma pegada contemporânea e sofisticada. É a essência de Minas com uma nova roupagem.
O que é a mineiridade?
Mineiridade é mais que um conceito: é um modo de vida. Ela se revela no sotaque, na mesa farta, no costume de receber bem, na fé, nas festas do interior, na simplicidade que carrega afeto e na sabedoria que se esconde por trás de um “uai” ou de um cafezinho com broa.
É o jeito mineiro de ver o mundo e transformar pequenas coisas em grandes momentos.
O encanto da culinária mineira
E quando se fala de mineiridade, é impossível não mergulhar na culinária do estado. A cozinha mineira é feita de ingredientes simples e muito sabor – com destaque para o uso do fogão à lenha, que dá aquele gostinho especial e inconfundível.
Durante o programa, a chef Ana Gabi compartilha suas percepções sobre os sabores de Minas: o feijão tropeiro, o frango com quiabo, o torresmo crocante, os queijos artesanais, a goiabada cascão… uma verdadeira viagem pelos sentidos.
A cozinha mineira na alta gastronomia
No Trintaeum, Ana Gabi mostra que tradição e inovação podem andar juntas. Ela resgata receitas clássicas da culinária mineira, como o frango com ora-pro-nóbis ou o pão de queijo, e transforma em pratos surpreendentes, com técnicas da alta gastronomia e apresentações modernas.
Tudo isso sem perder a essência. O desafio está justamente aí: preservar o sabor da memória afetiva, mas entregar uma experiência gastronômica elevada. E o resultado é uma nova forma de celebrar Minas à mesa.
Receita especial: Lasanha Pinga e Frita
E claro que não podia faltar receita boa, daquelas que enchem a casa de aroma e lembrança boa. A chef Ana Gabi ensina como fazer a Lasanha Pinga e Frita, um dos sucessos do Trintaeum, que carrega o sabor da comida caseira mineira com um toque especial.
Lasanha Pinga e Frita
Por Ana Gabriela Costa, chef do Trintaeum Restaurante
Lasanha de frango
Massa Ingredientes:
400g farinha de trigo
100g fubá
12 gemas
2 ovos
Modo de preparo:
Misture o fubá na farinha de trigo, abra um espaço no meio e adicione os ovos misturando inicialmente com a ajuda de um garfo. Comece a misturar a massa em movimentos de sovar, até que fique bem homogênea. Embrulhe com um plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa com a ajuda de um cilindro, até ficar na espessura de massa de lasanha.
Frango pinga e frita
750g sobrecoxa de frango
150g cebola (cortada em cubos)
30g extrato de tomate
10g alho (picado)
5g sal
1 colher (sopa) Óleo
Pimenta do reino à gosto
Água (o quanto baste)
Modo de preparo:
Tempere a sobrecoxa com sal e pimenta do reino. Em uma panela larga e de fundo grosso, deixe aquecer bastante e disponha uma camada de sobrecoxa com uma colher de óleo. Quando a parte de baixo já estiver dourada, virar a sobrecoxa para dourar do outro lado também. Neste momento em que a panela estiver com um fundo dourado grudado, acrescente alho e cebola, deixe dourar, adicioneo extrato de tomate e regue um pouco de água para soltar este fundo envolvendo na carne. Continue mexendo enquanto seca o líquido, assim mais fundo de carne será produzido e novamente vamos regar mais líquido. Continue este processo até que o frango esteja completamente cozido. Desmanche a carne retirando os ossos e a cartilagem.
Molho bechamel
Ingredientes:
1L leite
80g manteiga
80g farinha de trigo
10g sal
3g noz moscada
Modo de preparo:
Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a farinha de trigo e mexa bem, cozinhando por cerca de 1 minuto até formar uma pasta dourada clara (roux). Aos poucos, acrescente o leite, mexendo constantemente com um fouet para evitar grumos.
Cozinhe por cerca de 5 a 10 minutos, até engrossar e obter uma textura cremosa. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.
Montagem da Lasanha
Massa de lasanha – Queijo prato – Frango pinga e frita – molho Bechamel
Em uma travessa refratária, comece a montagem colocando um pouco de bechamel no fundo. Dê sequência dispondo uma camada de massa, uma camada de frango, uma camada de queijo e finalize com bechamel. Comece mais uma camada nesta mesma sequência, até que alcance a altura desejada.
Assar a 180 graus por 20 minutos se a massa for pré-cozinha, e 40 minutos se a massa for seca. Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto, adicione um fio para evitar que grude.