Morre, aos 93 anos, o apresentador e empresário Silvio Santos

Por

Siga no

Lourival Ribeiro/SBT

Compartilhar matéria

A televisão perde um de seus nomes mais conhecidos em todos os tempos. Morreu, aos 93 anos, o apresentador e empresário Silvio Santos. Ele estava internado em um hospital particular, em São Paulo, e a morte de Silvio foi divulgada pelo SBT, nas redes sociais da emissora paulistana. De acordo com o hospital Albert Einstein, Silvio faleceu às 4h50 da manhã em decorrência de uma broncopneumonia em decorrência de uma infecção por H1N1

Silvio Santos havia se recuperado de quadro de H1N1, durante o mês de julho e recebeu alta. Contudo, retornou ao hospital no dia 1º de agosto. De acordo com divulgação do SBT, o apresentador foi realizar exames de imagem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nascido Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, Silvio Santos é filho de família judia, sendo o mais velho dos cinco irmãos.

Foi camelô, onde vendia canetas e capas de plástico, fez pequenos trabalhos em rádio até servir ao exército na escola de paraquedistas. Após deixar o exército, Silvio Santos comercializava anúncios na barca Rio-Niterói.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 1954, após uma recomendação de Fernando Nóbrega, irmão do radialista Manoel de Nóbrega, Silvio Santos seguiu para São Paulo, onde passou em testes e assinou contrato com a Rádio Nacional. Mais tarde, na mesma emissora, trabalhou com o comunicador, que viria a criar o programa Praça da Alegria, hoje, A Praça é Nossa.

Início de carreira na televisão

Em 1958, iniciou sua trajetória na televisão, o “Hit Parede”, na TV Paulista. Na mesma emissora, em 1962, apresentou a atração “Vamos Brincar de Forca”. No ano seguinte, levou ao ar o primeiro “Programa Silvio Santos”, que se tornou o programa de TV mais longevo da história. 

Silvio Santos passou a apresentar programas na TV Tupi, além de ter contrato com a TV Globo, vindo a trabalhar na emissora chefiada por Roberto Marinho durante 11 anos. Neste meio tempo, também passou pela TV Record. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 22 de dezembro de 1975, recebeu do Ministério das Comunicações, sua primeira concessão para abrir seu próprio canal de televisão. Em maio de 1976, iniciou os trabalhos da TVS canal 11 do Rio de Janeiro, hoje SBT Rio. Silvio Santos também era sócio da TV Record. 

Em 19 de agosto de 1981, Silvio Santos inaugurou o SBT em São Paulo, que rapidamente tornou-se uma das maiores empresas de comunicação do Brasil, chegando rapidamente ao segundo lugar na audiência nacional com programas como “Show de Calouros”, “Domingo no Parque”, “Porta da Esperança”, “Qual é a música”, e posteriormente “Topa Tudo por Dinheiro”, “Em nome do amor”, entre outros. 

Candidatura a presidência e homenagem no carnaval 

Em 1989, chegou a se candidatar a presidência da república, mas a iniciativa não se concretizou e Silvio não chegou a concorrer, embora fossem veiculados programas políticos com o apresentador trazendo suas propostas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ano de 2001 foi de intensas emoções para Silvio Santos. Foi homenageado pela escola de samba Tradição no carnaval do Rio de Janeiro. Meses depois, Patrícia Abravanel, uma das filhas do apresentador, foi sequestrada, porém, liberada após pagamento de resgate. Dias depois, o sequestrador Fernando Vieira Pinto invadiu a casa de Silvio, na região do bairro Morumbi, em São Paulo, fazendo o animador de refém. Horas depois, Fernando se entregou após a intervenção de Geraldo Alckmin, então Governador de São Paulo. 

Em 2010, foi descoberto um rombo bilionário no banco Panamericano, uma das empresas de Silvio Santos. No ano seguinte, o apresentador vendeu o empreendimento ao BTG Pactual. 

Em 2021, voltou a apresentar o programa Silvio Santos após dois anos fora. No mesmo ano, comemorou 40 anos do SBT. Nos últimos meses, a atração é comandada por Patrícia Abravanel. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Silvio Santos foi casado duas vezes. Primeiro com Cidinha, que morreu em 1977. Depois com Iris Abravanel, com quem vivia até hoje. O apresentador é pai de Cíntia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, além de avô de Tiago Abravanel.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Raul Gil é internado em hospital de São Paulo

Radiohead volta aos palcos com turnê na Europa após sete anos de hiato

Sex Pistols cancela show no The Town e terá Bad Religion como substituto

Lázaro Ramos compartilha seu processo criativo e reflexões sobre inovação no Hotmart FIRE 2025

Faustão recebe alta e deixa hospital após quase 100 dias internado

30ª Casacor Minas em BH: confira as novidades em arquitetura da edição 2025

Últimas notícias

Mulher joga filho de 3 anos pela janela de bonde durante acidente em Portugal

Programação do Dia da Amazônia mobiliza para COP30

Cruzeiro volta a ter elenco mais valioso que o Atlético após seis anos

Lula anuncia ‘Gás do Povo’ em BH, sinaliza apoio a IF na Serra e critica Bolsonaro

‘Lisboa está em luto’: mineira relata clima na capital portuguesa após tragédia no Elevador da Glória

Sampaoli muda programação e adota treinos em dois períodos no Atlético

Pacheco defende soberania nacional ao lado de Lula em BH: ‘Tentaram dar um golpe nesse país’

Álvaro Damião em discurso para Lula: ‘falamos a língua do povo porque vivemos as dificuldades do povo’

Momento brilhante: Kaio Jorge marcou mais gols que Neymar, Memphis Depay e Vitor Roque no Brasileirão