Renato Russo, estrela do grupo Legião Urbana, faria 65 anos hoje

Siga no

Renato é considerado um dos grandes nomes do rock nacional. (Foto: Reprodução/Renato Russo Site Oficial)

Compartilhar matéria

Um dos grandes personagens do rock brasileiro, Renato Russo completaria 65 anos nesta quinta-feira (27/3). A estrela do grupo Legião Urbana morreu precocemente, aos 36 anos, em 1996, vítima da aids.

Renato marcou uma geração com composições que, até hoje, são lembradas e ouvidas pelos amantes do rock nacional. Para se ter uma ideia, a Legião Urbana possui 5,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. A música mais escutada da banda na plataforma é ‘Tempo Perdido’, com quase 290 milhões de plays.

Além da Legião Urbana, Russo também gravou dois discos em carreira solo. Em 1994, o artista lançou o ‘The Stonewall Celebration Concert’. No ano seguinte, foi a vez do ‘Equilíbrio Distante’. Já em 1997, o álbum póstumo ‘O Último Solo’ foi publicado com obras inéditas do cantor que não entraram nos CDs anteriores.

Renato e o cinema

Renato Russo era um entusiasta do cinema. Pessoas próximas do ícone do rock, inclusive, acreditam que, se ele estivesse vivo, teria se dedicado às artes audiovisuais. Em entrevista ao portal Agência Brasil, Eduardo Paraná, o primeiro guitarrista da Legião Urbana, afirmou que Renato estaria “ligado em algumas tecnologias, interpretando o mundo e traduzindo ele em músicas e em cinema”.

A irmã de Russo, entretanto, acredita que o astro não estaria envolvido com música: “já vinha se sentindo cansado desse sistema mercadológico todo; da pressão dos contratos; dos shows, das turnês”, disse a parente de Renato.

Embora tivesse amor pelo cinema, o cantor não chegou a fazer trabalhos no ramo. Ainda assim, a história de Renato e de obras da Legião Urbana ganharam adaptações para as telas após a morte do líder da banda. Em 2013, foi lançado o filme ‘Somos tão Jovens’, que conta a trajetória artística e pessoal de Russo, desde o começo da carreira até o falecimento.

No mesmo ano, a canção ‘Faroeste Caboclo’ foi transformada em um longa-metragem. Já em 2018 foi a vez da música ‘Eduardo e Mônica’ virar uma obra cinematográfica. As duas composições musicais estão entre as mais adoradas pelos fãs da Legião Urbana.

Apartamento à venda

O apartamento em que Renato Russo morou no Rio de Janeiro está à venda por R$ 2,8 milhões. O imóvel foi a última moradia do vocalista da banda Legião Urbana antes de morrer, em 1996. Desde então, a residência está desocupada.

No site da Joviano Imóveis, imobiliária responsável pelo imóvel, não há nenhuma menção sobre o antigo morador. Há, no entanto, um grande quadro do artista em um dos cômodos. As fotos do apartamento estão disponíveis aqui.

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Música

Black Sabbath libera raridades da fase pré-heavy metal

Instagram e Spotify se unem para colocar sua trilha sonora no topo das conversas

Arraial de Belô terá shows de Fafá de Belém, Naiara Azevedo e mais

Ozzy Osbourne se despede dos palcos neste sábado com show em Birmingham

Oasis volta aos palcos nesta sexta-feira com turnê mundial

Filho de Hailey Bieber prova pão de queijo pela primeira vez e encanta fãs brasileiros

Últimas notícias

Deputados aprovam federalização da Codemig e da Codemg

Polícia Civil do Rio de Janeiro faz nova necropsia em Juliana Marins

Lula e sua sinfonia desafinada no Congresso

Tecnologia transforma passos de usuários do bandejão da UFMG em energia elétrica

Diretora da Cemig detalha estratégias de comunicação e aproximação com o público mineiro

IMA e UFLA desenvolvem sistema inédito para modernizar defesa agropecuária em Minas

Deputada Ludimila Falcão cobra avanço nas discussões sobre Cemig e Copasa

Clube inglês contrata Zépiqueno, joia holandesa com nome inspirado em ‘Cidade de Deus’

Turismo de experiência ganha força em BH e transforma a rua em principal palco de eventos