Ao vivo
Rock Insônia

Renato Russo, estrela do grupo Legião Urbana, faria 65 anos hoje

Siga no

Renato é considerado um dos grandes nomes do rock nacional. (Foto: Reprodução/Renato Russo Site Oficial)

Um dos grandes personagens do rock brasileiro, Renato Russo completaria 65 anos nesta quinta-feira (27/3). A estrela do grupo Legião Urbana morreu precocemente, aos 36 anos, em 1996, vítima da aids.

Renato marcou uma geração com composições que, até hoje, são lembradas e ouvidas pelos amantes do rock nacional. Para se ter uma ideia, a Legião Urbana possui 5,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. A música mais escutada da banda na plataforma é ‘Tempo Perdido’, com quase 290 milhões de plays.

Além da Legião Urbana, Russo também gravou dois discos em carreira solo. Em 1994, o artista lançou o ‘The Stonewall Celebration Concert’. No ano seguinte, foi a vez do ‘Equilíbrio Distante’. Já em 1997, o álbum póstumo ‘O Último Solo’ foi publicado com obras inéditas do cantor que não entraram nos CDs anteriores.

Renato e o cinema

Renato Russo era um entusiasta do cinema. Pessoas próximas do ícone do rock, inclusive, acreditam que, se ele estivesse vivo, teria se dedicado às artes audiovisuais. Em entrevista ao portal Agência Brasil, Eduardo Paraná, o primeiro guitarrista da Legião Urbana, afirmou que Renato estaria “ligado em algumas tecnologias, interpretando o mundo e traduzindo ele em músicas e em cinema”.

A irmã de Russo, entretanto, acredita que o astro não estaria envolvido com música: “já vinha se sentindo cansado desse sistema mercadológico todo; da pressão dos contratos; dos shows, das turnês”, disse a parente de Renato.

Embora tivesse amor pelo cinema, o cantor não chegou a fazer trabalhos no ramo. Ainda assim, a história de Renato e de obras da Legião Urbana ganharam adaptações para as telas após a morte do líder da banda. Em 2013, foi lançado o filme ‘Somos tão Jovens’, que conta a trajetória artística e pessoal de Russo, desde o começo da carreira até o falecimento.

No mesmo ano, a canção ‘Faroeste Caboclo’ foi transformada em um longa-metragem. Já em 2018 foi a vez da música ‘Eduardo e Mônica’ virar uma obra cinematográfica. As duas composições musicais estão entre as mais adoradas pelos fãs da Legião Urbana.

Apartamento à venda

O apartamento em que Renato Russo morou no Rio de Janeiro está à venda por R$ 2,8 milhões. O imóvel foi a última moradia do vocalista da banda Legião Urbana antes de morrer, em 1996. Desde então, a residência está desocupada.

No site da Joviano Imóveis, imobiliária responsável pelo imóvel, não há nenhuma menção sobre o antigo morador. Há, no entanto, um grande quadro do artista em um dos cômodos. As fotos do apartamento estão disponíveis aqui.

Jornalista graduado pela PUC Minas em atividade na Rede 98 desde 2023

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Música

Chorão: filme contará a história de amor do artista com Graziela

Estética Ghibli e inteligência artificial: nova trend reacende polêmica nas redes; entenda

Linkin Park anuncia novas datas em São Paulo, Curitiba e Brasília

Tesouro perdido dos Beatles é encontrado em loja de discos no Canadá

Gastronomia árabe: tradição e resgate histórico em bares e restaurantes de Belo Horizonte no Matula 98

BH vai receber festival de pistache neste fim de semana

Últimas notícias

‘Não ando à procura de 11 jogadores’, diz Jardim ao justificar banco para Matheus Pereira

BH está sob alerta de pancadas de chuva até segunda-feira (31/3)

Terremoto em Mianmar deixa rastro de destruição e mais de 1,6 mil mortos

Cuca valoriza postura do Atlético em Porto Alegre: ‘Superioridade grande’

Mano é mais um na lista de técnicos demitidos após a estreia do Brasileirão; confira os outros nomes

Cadê os tatuís? O sumiço dos bichinhos que todo mineiro lembra das férias no litoral

STF autoriza prisão domiciliar para condenado do 8 de Janeiro com problemas de saúde

Imposto de Renda: confira passo a passo para evitar erros

Gabigol nega promessa de 20 gols a Pedro Lourenço