Renato Russo, estrela do grupo Legião Urbana, faria 65 anos hoje

Siga no

Renato é considerado um dos grandes nomes do rock nacional. (Foto: Reprodução/Renato Russo Site Oficial)

Compartilhar matéria

Um dos grandes personagens do rock brasileiro, Renato Russo completaria 65 anos nesta quinta-feira (27/3). A estrela do grupo Legião Urbana morreu precocemente, aos 36 anos, em 1996, vítima da aids.

Renato marcou uma geração com composições que, até hoje, são lembradas e ouvidas pelos amantes do rock nacional. Para se ter uma ideia, a Legião Urbana possui 5,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. A música mais escutada da banda na plataforma é ‘Tempo Perdido’, com quase 290 milhões de plays.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além da Legião Urbana, Russo também gravou dois discos em carreira solo. Em 1994, o artista lançou o ‘The Stonewall Celebration Concert’. No ano seguinte, foi a vez do ‘Equilíbrio Distante’. Já em 1997, o álbum póstumo ‘O Último Solo’ foi publicado com obras inéditas do cantor que não entraram nos CDs anteriores.

Renato e o cinema

Renato Russo era um entusiasta do cinema. Pessoas próximas do ícone do rock, inclusive, acreditam que, se ele estivesse vivo, teria se dedicado às artes audiovisuais. Em entrevista ao portal Agência Brasil, Eduardo Paraná, o primeiro guitarrista da Legião Urbana, afirmou que Renato estaria “ligado em algumas tecnologias, interpretando o mundo e traduzindo ele em músicas e em cinema”.

A irmã de Russo, entretanto, acredita que o astro não estaria envolvido com música: “já vinha se sentindo cansado desse sistema mercadológico todo; da pressão dos contratos; dos shows, das turnês”, disse a parente de Renato.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora tivesse amor pelo cinema, o cantor não chegou a fazer trabalhos no ramo. Ainda assim, a história de Renato e de obras da Legião Urbana ganharam adaptações para as telas após a morte do líder da banda. Em 2013, foi lançado o filme ‘Somos tão Jovens’, que conta a trajetória artística e pessoal de Russo, desde o começo da carreira até o falecimento.

No mesmo ano, a canção ‘Faroeste Caboclo’ foi transformada em um longa-metragem. Já em 2018 foi a vez da música ‘Eduardo e Mônica’ virar uma obra cinematográfica. As duas composições musicais estão entre as mais adoradas pelos fãs da Legião Urbana.

Apartamento à venda

O apartamento em que Renato Russo morou no Rio de Janeiro está à venda por R$ 2,8 milhões. O imóvel foi a última moradia do vocalista da banda Legião Urbana antes de morrer, em 1996. Desde então, a residência está desocupada.

No site da Joviano Imóveis, imobiliária responsável pelo imóvel, não há nenhuma menção sobre o antigo morador. Há, no entanto, um grande quadro do artista em um dos cômodos. As fotos do apartamento estão disponíveis aqui.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Gustavo Macedo

Jornalista graduado pela PUC Minas em atividade na Rede 98 desde 2023

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Música

Cantor Lô Borges tem quadro estável após passar por traqueostomia

Música inédita de Marília Mendonça é lançada quatro anos após a morte da cantora

Bon Jovi anuncia turnê em 2026 após cirurgia de Jon Bon Jovi nas cordas vocais

Beatles e Coldplay lideram ‘parada de sucesso’ entre grávidas em trabalho de parto

Axl Rose se irrita em show na Argentina antes de sequência de shows no Brasil

Morre Ace Frehley, ex-guitarrista da banda Kiss, aos 74 anos

Últimas notícias

‘Assunção vai ficar pequeno pra nós’: zagueiro do Atlético projeta final da Sul-Americana

Classificado na Sul-Americana, Atlético encara o Internacional no Brasileirão; saiba onde assistir

No Mineirão lotado, Cruzeiro encara o Vitória pelo Brasileirão; saiba onde assistir

Lula assina projeto de lei Antifacção e envia ao Congresso em regime de urgência

Um ano do Novo Acordo do Rio Doce: reparação avança com resultados concretos

Destaque da base, Mosquito acerta renovação com o Atlético até 2030

PBH anuncia projeto de requalificação do Centro: ‘Vamos ver prédios onde tinha galpões’, diz Damião

Sem Scarpa, Atlético perde outro titular para enfrentar o Internacional; veja provável escalação

Chefe da Polícia Civil do RJ diz que CV é uma organização terrorista que tem os Complexos da Penha e do Alemão como ‘QG’