Rodrigo Branco se pronunciou pela primeira vez após ser condenado pela Justiça de São Paulo por racismo contra a ex-BBB Thelma Assis, a Thelminha. Em vídeo no Instagram na segunda-feira (22/6), afirmou que não pretende recorrer e disse já ter pago a indenização.
A juíza Flávia Snaider Ribeiro, da 6ª Vara Cível de São Paulo, condenou o empresário a pagar R$ 40 mil, além de juros e correção por danos morais. Com a atualização, Rodrigo afirmou ter transferido o valor de R$ 76.061,07. No vídeo, ele pediu desculpas nominalmente a Thelma, à jornalista Maju Coutinho e à influenciadora Ju de Paulla, e disse que o caso deve servir de alerta. “O aprendizado nunca termina com uma sentença, com pagamento, não termina com um vídeo de desculpas. É um exercício diário”, declarou.
Um trecho da fala, porém, contradiz a versão de Thelma. Rodrigo afirmou que nunca tentou fugir das consequências mas, segundo a médica, ele não foi localizado pela Justiça brasileira e precisou ser intimado por edital.
O apoio dos famosos e a divisão na web
Nos comentários, o empresário recebeu apoio de várias figuras públicas. A atriz Deborah Secco escreveu que “pessoas não são descartáveis”; Adriane Galisteu comentou “é sobre isso”. Também saíram em sua defesa nomes como Lívia Andrade, Xuxa e Gominho. Xuxa afirmou ter achado “de muita coragem e valia” o pronunciamento.
Esse apoio em bloco que dividiu a internet. Internautas apontaram que, quando Thelma denunciou o racismo, os mesmos famosos que agora apoiam Rodrigo não tiveram a mesma mobilização.
Do outro lado, Thelma reagiu lembrando o peso de seis anos de processo. “Esse impacto não pode ser desfeito com um simples pedido de desculpas na frente das câmeras. Ele precisava de punição — uma punição educativa”, declarou. Ela afirmou ainda que pretende destinar o valor a uma instituição de combate ao racismo.
Entenda o caso
O episódio aconteceu em 2020, quando Thelma estava confinada no BBB 20. Rodrigo, que mora nos Estados Unidos e é conhecido por organizar viagens de famosos a Orlando, comentava o reality em uma live com Ju de Paulla. Ele disse que torcer por Thelminha era “racismo” e que a torcida dela só existia “porque ela é negra, coitada”. Na mesma transmissão, atacou Maju Coutinho: afirmou que a jornalista “é péssima” e que “só está lá por causa da cor”.
Thelminha venceu aquela edição e moveu o processo, que durou seis anos. Na sentença, a juíza classificou as falas como racismo estrutural, que transcende a esfera individual e atinge a coletividade.
