O Atlético poderia ter praticamente confirmado a classificação no Campeonato Mineiro se tivesse vencido o Athletic no último sábado (7/2), na Arena MRV. No entanto, o Galo apenas empatou em casa e viu suas chances de chegar às semifinais caírem mais uma vez.
O empate deixou o alvinegro “estagnado” na segunda posição do Grupo A, com 11 pontos. A URT, líder do grupo, perdeu para o Tombense e, com o resultado, o Atlético igualou a pontuação, mas perde atualmente no número de vitórias (o Galo tem duas, e a URT, três).
Mesmo “colando” no líder do grupo, as chances do Atlético de se classificar caíram de 71,9% para 66,5%. Ainda assim, o Galo segue sendo o terceiro time com mais chances de classificação, atrás de América (67,7%) e Cruzeiro, que assumiu a liderança, com 95,4%. Os dados são do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Agora, para se classificar, a situação do Galo está um pouco mais complicada, já que pode não avançar mesmo vencendo o Itabirito. Para estar nas semifinais, o Atlético precisa:
Caso vença o Itabirito, o Atlético terá de torcer por um tropeço de URT, América ou Tombense. Se os três vencerem, o Galo será eliminado mesmo com vitória, já que ficaria atrás no critério de desempate pelo número de vitórias.
Caso empate com o Itabirito, o Atlético precisa que a URT perca para o Cruzeiro e que o Tombense perca para o Athletic. Em caso de empate do Galo, um empate dessas equipes já bastaria para a eliminação do alvinegro.
Atlético e Itabirito se enfrentam neste sábado (14/2), às 19h.
Clique aqui e assista na íntegra.
